Varejo supermercadista em discussão
Centro de Excelência em Varejo da FGV discute as tendências e desafios dos supermercados em seminário
Por Redação - 28/11/2006 Reportagens
<p><strong>Varejo supermercadista em discuss&atilde;o</strong></p><p>Por Mariana Oliveira <br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>Um mercado que representa nada menos que 6% do PIB interno e chegou a faturar R$ 106 bilh&otilde;es no Brasil em 2005 n&atilde;o pode ser desconsiderado. Os supermercados fazem parte do cotidiano dos brasileiros, mas o setor tem passado por mudan&ccedil;as para se adequar &agrave;s necessidades do novo consumidor e manter o crescimento.</p><p>O Centro de Excel&ecirc;ncia em Varejo da FGV &ndash; Funda&ccedil;&atilde;o Get&uacute;lio Vargas/SP – promove nesta ter&ccedil;a-feira um semin&aacute;rio para debater os desafios e tend&ecirc;ncias deste mercado. Em entrevista ao site, um dos coordenadores do evento, Professor Maur&iacute;cio Morgado, explica que &eacute; necess&aacute;rio investir em diferenciais e tratar o consumidor de forma diferente.</p><p>Ele conta que v&aacute;rias redes t&ecirc;m se destacado com produtos diferenciados, como frutas, legumes e verduras (FLV) e que esta &eacute; uma das grandes tend&ecirc;ncias atuais. &ldquo;Redes como Horti-fruti e Zona Sul, no Rio, n&atilde;o est&atilde;o no mesmo patamar das grandes, mas j&aacute; se diferenciam&rdquo;, garante.</p><p>Quanto &agrave;s organiza&ccedil;&otilde;es internacionais, Morgado aponta a log&iacute;stica como grande vantagem, pois permite um controle de estoque e ganhos de produtividade otimizados. &ldquo;A efici&ecirc;ncia operacional &eacute; uma das caracter&iacute;sticas mais reconhecidas no Wal-Mart&rdquo;, ressalta.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Desafios<br /></span>Um dos palestrantes do evento &eacute; Martinho Paiva Moreira, Vice-Presidente de Comunica&ccedil;&atilde;o da APAS &ndash; Associa&ccedil;&atilde;o Paulista de Supermercados. Ele conta em entrevista ao Mundo do Marketing que em 2003, o varejo passou por crise com retra&ccedil;&atilde;o nas vendas, mas nos &uacute;ltimos dois anos tem se recuperado. Para ele, &eacute; importante para os empres&aacute;rios do setor investir em gest&atilde;o, tecnologia e servi&ccedil;os para controlar melhor o neg&oacute;cio e conhecer o consumidor, melhorando assim a performance das vendas. &ldquo;Esse conjunto de a&ccedil;&otilde;es diminui as perdas, aumenta as vendas e, conseq&uuml;entemente, possibilita a amplia&ccedil;&atilde;o da rentabilidade&rdquo;, informa. </p><p>Paiva Moreira enfatiza ainda que a fidelidade dos clientes &eacute; uma meta a ser conquistada e, para isso, os supermercados t&ecirc;m investido na &aacute;rea de padaria, a&ccedil;ougue e FLV, al&eacute;m de buscar se diferenciar pelo atendimento. A &aacute;rea de servi&ccedil;os t&ecirc;m sido outra op&ccedil;&atilde;o, pois h&aacute; empresas que oferecem at&eacute; cr&eacute;dito para conquistar clientes. &ldquo;O consumidor busca a solu&ccedil;&atilde;o de seus problemas com conforto e num &uacute;nico lugar e investir em servi&ccedil;o &eacute; a sa&iacute;da para se diferenciar da concorr&ecirc;ncia&rdquo; observa.&nbsp; </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse<br /></span><a href="http://www.fgvsp.br" target="_blank">www.fgvsp.br</a><br /><a href="http://www.apas.com.br" target="_blank">www.apas.com.br</a></p>