<p><strong>Varejo supermercadista em discussão</strong></p><p>Por Mariana Oliveira <br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>Um mercado que representa nada menos que 6% do PIB interno e chegou a faturar R$ 106 bilhões no Brasil em 2005 não pode ser desconsiderado. Os supermercados fazem parte do cotidiano dos brasileiros, mas o setor tem passado por mudanças para se adequar às necessidades do novo consumidor e manter o crescimento.</p><p>O Centro de Excelência em Varejo da FGV – Fundação Getúlio Vargas/SP – promove nesta terça-feira um seminário para debater os desafios e tendências deste mercado. Em entrevista ao site, um dos coordenadores do evento, Professor Maurício Morgado, explica que é necessário investir em diferenciais e tratar o consumidor de forma diferente.</p><p>Ele conta que várias redes têm se destacado com produtos diferenciados, como frutas, legumes e verduras (FLV) e que esta é uma das grandes tendências atuais. “Redes como Horti-fruti e Zona Sul, no Rio, não estão no mesmo patamar das grandes, mas já se diferenciam”, garante.</p><p>Quanto às organizações internacionais, Morgado aponta a logística como grande vantagem, pois permite um controle de estoque e ganhos de produtividade otimizados. “A eficiência operacional é uma das características mais reconhecidas no Wal-Mart”, ressalta.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Desafios<br /></span>Um dos palestrantes do evento é Martinho Paiva Moreira, Vice-Presidente de Comunicação da APAS – Associação Paulista de Supermercados. Ele conta em entrevista ao Mundo do Marketing que em 2003, o varejo passou por crise com retração nas vendas, mas nos últimos dois anos tem se recuperado. Para ele, é importante para os empresários do setor investir em gestão, tecnologia e serviços para controlar melhor o negócio e conhecer o consumidor, melhorando assim a performance das vendas. “Esse conjunto de ações diminui as perdas, aumenta as vendas e, conseqüentemente, possibilita a ampliação da rentabilidade”, informa. </p><p>Paiva Moreira enfatiza ainda que a fidelidade dos clientes é uma meta a ser conquistada e, para isso, os supermercados têm investido na área de padaria, açougue e FLV, além de buscar se diferenciar pelo atendimento. A área de serviços têm sido outra opção, pois há empresas que oferecem até crédito para conquistar clientes. “O consumidor busca a solução de seus problemas com conforto e num único lugar e investir em serviço é a saída para se diferenciar da concorrência” observa.  </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse<br /></span><a href="http://www.fgvsp.br" target="_blank">www.fgvsp.br</a><br /><a href="http://www.apas.com.br" target="_blank">www.apas.com.br</a></p>