<p><strong>Unimed aposta alto no marketing esportivo</strong></p><p>Por Thiago Terra<br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>O marketing esportivo pode ser denominado por executivos do setor como um catalisador de bons negócios. Cada vez mais empresas investem neste segmento visando atingir o público brasileiro e até mundial, principalmente através da paixão pelo futebol. A explicação para que este esporte seja o carro-chefe de campanhas de marketing esportivo, especialmente no Brasil, é a facilidade de mexer com as emoções, sensações, experiências e sonhos dos torcedores.</p><p>Neste conceito de esporte como inspiração para campanhas, a Unimed deu o pontapé inicial com a recente parceria com a agência Figer, especializada em marketing esportivo, para realizar uma campanha 360º, onde qualquer ação passará por todas as ferramentas de marketing. Com isso, o Brasil tem um novo clube que pretende colocar todas as torcidas do país a seu favor. O Saúde Esporte Clube foi criado pela Unimed-Rio em parceria com a agência de marketing esportivo Figer, em uma estratégia inédita no país, levando o bem-estar aos torcedores. Como a prática de esportes é sinônimo de saúde e qualidade de vida, a Unimed-Rio promove algumas ações de incentivo para aumentar a empatia do público com a marca.</p><p>A campanha será iniciada no Rio de Janeiro, mas precisamente na Lagoa Rodrigo de Freitas, local que a empresa adotou como o centro de qualidade de vida da cidade, devido a grande quantidade de pessoas praticando esportes todos os dias. Lá, haverá monitores para caminhadas, professores de educação física, equipe médica e promotores para ações ligadas à saúde, nos finais de semana durante 18 meses. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Branding</span><br />Segundo o Superintendente da Unimed-Rio e Diretor de Marketing do Fluminense, Marcelo Giannubilo, um dos objetivos principais é fidelizar clientes e torcedores e elevar a imagem da Unimed através de incentivo a compra e venda dos serviços da empresa, assim como gerar visibilidade, ativação da marca e enaltecer o vínculo da Unimed com a responsabilidade social.</p><p>Como todos os clubes, o Saúde Esporte Clube será composto por sócios. E já começa com uma grande quantidade deles, visto que o sócio-torcedor do Fluminense e o sócio-Unimed serão beneficiados, onde o associado poderá adquirir ingressos pela Internet e quando possível, terá acesso a uma bilheteria especial da Unimed no Maracanã em dias de jogos, além de um check-up com jogadores do Fluminense nas Laranjeiras. Outra novidade na campanha da Unimed será resgatar o mascote do clube, o Cartolinha, que poderá ser redesenhado para os moldes atuais para licenciar produtos, além de ser inserido nas atividades do clube diariamente, gerando recursos.</p><p>O Saúde Esporte Clube tem planos para construir um memorial para o torcedor tricolor. Trata-se de um espaço que será definido através de reuniões e sugestões, mas que terá em seu conteúdo materiais que ilustram a história do clube. A intenção da campanha é contar com os torcedores na doação destes materiais, os quais serão eternizados no memorial do Fluminense, assim como o nome do doador. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Ações variadas<br /></span>As novidades não param por aí. Já se fala de uma versão itinerante do memorial como parte da Carreta Saúde Esporte Clube, um caminhão que seguirá o time principal em todas as cidades onde houver jogos do Fluminense no Campeonato Brasileiro do ano que vem. A idéia inicial é levar aulas de ginástica, brincadeiras com futebol, diagnósticos como medida de pressão para os cariocas, na ação do dia 6 de outubro na Lagoa Rodrigo de Freitas. </p><p>Além da Carreta, o público receberá a visita da Van Saúde Esporte Clube, que transportará atletas famosos para tardes de autógrafos e trabalhos assistenciais. De olho também no bem-estar social, a campanha reverterá cada gol marcado pelo Fluminense em quantia que será doada para a Fundação Unimed. Outra forma moderna de relacionamento com clientes ou sócios é pela Internet. Segundo Alan Cimerman, responsável pelo marketing esportivo do Grupo Figer, a Unimed lança no dia 9 de outubro o site com espaço para torcedores ilustres do Fluminense, interatividade e outras novidades. <br /> <br />Cimerman conta ao Mundo do Marketing que o último jogo do time tricolor no Campeonato Brasileiro deste ano será contra o Santos Futebol Clube, em Santos-SP. O executivo informa que a Unimed prepara uma grande festa, já que foi lá que a empresa nasceu, há 35 anos. O Marketing do Fluminense pretende realizar um misto de ações ligadas que aumentem o grau de fidelidade e simpatia com a marca Unimed. Giannubilo conta que esta campanha foi desenvolvida pela Unimed-Rio e pela agência Figer, mas que a intenção é que todas as unidades da Unimed no Brasil possam aderir e elevá-la em nível nacional.</p>