Unimed aposta alto no marketing esportivo
O Saúde Esporte Clube foi crido pela Unimed-Rio em parceria com a agência de marketing esportivo Figer, em uma estratégia inédita no país
Por Redação - 28/09/2007 Reportagens
<p><strong>Unimed aposta alto no marketing esportivo</strong></p><p>Por Thiago Terra<br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>O marketing esportivo pode ser denominado por executivos do setor como um catalisador de bons neg&oacute;cios. Cada vez mais empresas investem neste segmento visando atingir o p&uacute;blico brasileiro e at&eacute; mundial, principalmente atrav&eacute;s da paix&atilde;o pelo futebol. A explica&ccedil;&atilde;o para que este esporte seja o carro-chefe de campanhas de marketing esportivo, especialmente no Brasil, &eacute; a facilidade de mexer com as emo&ccedil;&otilde;es, sensa&ccedil;&otilde;es, experi&ecirc;ncias e sonhos dos torcedores.</p><p>Neste conceito de esporte como inspira&ccedil;&atilde;o para campanhas, a Unimed deu o pontap&eacute; inicial com a recente parceria com a ag&ecirc;ncia Figer, especializada em marketing esportivo, para realizar uma campanha 360&ordm;, onde qualquer a&ccedil;&atilde;o passar&aacute; por todas as ferramentas de marketing. Com isso, o Brasil tem um novo clube que pretende colocar todas as torcidas do pa&iacute;s a seu favor. O Sa&uacute;de Esporte Clube foi criado pela Unimed-Rio em parceria com a ag&ecirc;ncia de marketing esportivo Figer, em uma estrat&eacute;gia in&eacute;dita no pa&iacute;s, levando o bem-estar aos torcedores. Como a pr&aacute;tica de esportes &eacute; sin&ocirc;nimo de sa&uacute;de e qualidade de vida, a Unimed-Rio promove algumas a&ccedil;&otilde;es de incentivo para aumentar a empatia do p&uacute;blico com a marca.</p><p>A campanha ser&aacute; iniciada no Rio de Janeiro, mas precisamente na Lagoa Rodrigo de Freitas, local que a empresa adotou como o centro de qualidade de vida da cidade, devido a grande quantidade de pessoas praticando esportes todos os dias. L&aacute;, haver&aacute; monitores para caminhadas, professores de educa&ccedil;&atilde;o f&iacute;sica, equipe m&eacute;dica e promotores para a&ccedil;&otilde;es ligadas &agrave; sa&uacute;de, nos finais de semana durante 18 meses. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Branding</span><br />Segundo o Superintendente da Unimed-Rio e Diretor de Marketing do Fluminense, Marcelo Giannubilo, um dos objetivos principais &eacute; fidelizar clientes e torcedores e elevar a imagem da Unimed atrav&eacute;s de incentivo a compra e venda dos servi&ccedil;os da empresa, assim como gerar visibilidade, ativa&ccedil;&atilde;o da marca e enaltecer o v&iacute;nculo da Unimed com a responsabilidade social.</p><p>Como todos os clubes, o Sa&uacute;de Esporte Clube ser&aacute; composto por s&oacute;cios. E j&aacute; come&ccedil;a com uma grande quantidade deles, visto que o s&oacute;cio-torcedor do Fluminense e o s&oacute;cio-Unimed ser&atilde;o beneficiados, onde o associado poder&aacute; adquirir ingressos pela Internet e quando poss&iacute;vel, ter&aacute; acesso a uma bilheteria especial da Unimed no Maracan&atilde; em dias de jogos, al&eacute;m de um check-up com jogadores do Fluminense nas Laranjeiras. Outra novidade na campanha da Unimed ser&aacute; resgatar o mascote do clube, o Cartolinha, que poder&aacute; ser redesenhado para os moldes atuais para licenciar produtos, al&eacute;m de ser inserido nas atividades do clube diariamente, gerando recursos.</p><p>O Sa&uacute;de Esporte Clube tem planos para construir um memorial para o torcedor tricolor. Trata-se de um espa&ccedil;o que ser&aacute; definido atrav&eacute;s de reuni&otilde;es e sugest&otilde;es, mas que ter&aacute; em seu conte&uacute;do materiais que ilustram a hist&oacute;ria do clube. A inten&ccedil;&atilde;o da campanha &eacute; contar com os torcedores na doa&ccedil;&atilde;o destes materiais, os quais ser&atilde;o eternizados no memorial do Fluminense, assim como o nome do doador. </p><p><span class="texto_laranja_bold">A&ccedil;&otilde;es variadas<br /></span>As novidades n&atilde;o param por a&iacute;. J&aacute; se fala de uma vers&atilde;o itinerante do memorial como parte da Carreta Sa&uacute;de Esporte Clube, um caminh&atilde;o que seguir&aacute; o time principal em todas as cidades onde houver jogos do Fluminense no Campeonato Brasileiro do ano que vem. A id&eacute;ia inicial &eacute; levar aulas de gin&aacute;stica, brincadeiras com futebol, diagn&oacute;sticos como medida de press&atilde;o para os cariocas, na a&ccedil;&atilde;o do dia 6 de outubro na Lagoa Rodrigo de Freitas. </p><p>Al&eacute;m da Carreta, o p&uacute;blico receber&aacute; a visita da Van Sa&uacute;de Esporte Clube, que transportar&aacute; atletas famosos para tardes de aut&oacute;grafos e trabalhos assistenciais. De olho tamb&eacute;m no bem-estar social, a campanha reverter&aacute; cada gol marcado pelo Fluminense em quantia que ser&aacute; doada para a Funda&ccedil;&atilde;o Unimed. Outra forma moderna de relacionamento com clientes ou s&oacute;cios &eacute; pela Internet. Segundo Alan Cimerman, respons&aacute;vel pelo marketing esportivo do Grupo Figer, a Unimed lan&ccedil;a no dia 9 de outubro o site com espa&ccedil;o para torcedores ilustres do Fluminense, interatividade e outras novidades. <br />&nbsp;<br />Cimerman conta ao Mundo do Marketing que o &uacute;ltimo jogo do time tricolor no Campeonato Brasileiro deste ano ser&aacute; contra o Santos Futebol Clube, em Santos-SP. O executivo informa que a Unimed prepara uma grande festa, j&aacute; que foi l&aacute; que a empresa nasceu, h&aacute; 35 anos. O Marketing do Fluminense pretende realizar um misto de a&ccedil;&otilde;es ligadas que aumentem o grau de fidelidade e simpatia com a marca Unimed. Giannubilo conta que esta campanha foi desenvolvida pela Unimed-Rio e pela ag&ecirc;ncia Figer, mas que a inten&ccedil;&atilde;o &eacute; que todas as unidades da Unimed no Brasil possam aderir e elev&aacute;-la em n&iacute;vel nacional.</p>