A história do consumo no Brasil | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

A história do consumo no Brasil

Por | 25/04/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A história do consumo no Brasil

 Do mercantilismo à era do foco no cliente, o livro "A história do consumo no Brasil" (Campus/Elsevier) faz um apanhado histórico das relações de consumo no país. A obra do brasileiro Alexandre Volpi, jornalista especializado em comportamento do consumidor, mostra a formação do mercado interno até a chegada do consumidor ao século XXI: das vendas fiadas em armazéns, passando pelas grandes redes, e a inauguração do primeiro shopping no Brasil, o Iguatemi de São Paulo, em 1966.

Segundo Volpi, é possível identificar os mecanismos que regem o consumo no Brasil a partir da análise da formação das relações entre comércio, poder público, aristocracia e colonizados, pelo conhecimento do propósito de surgimento da sociedade, do Código de Defesa do Consumidor, do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), do call center, do gerenciamento de relações com o cliente (CRM), do marketing de relacionamento e da responsabilidade social.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss