Consumidor gastará menos no fim do ano, diz pesquisa da TNS InterScience | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Consumidor gastará menos no fim do ano, diz pesquisa da TNS InterScience

Por | 17/11/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Consumidor gastará menos no fim do ano, diz pesquisa da TNS InterScience

O consumidor planeja gastar menos nesse Natal, segundo uma pesquisa da TNS InterScience. O levantamento ouviu 1.250 pessoas com mais de 18 anos das classes A, B, C e D nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

Mais da metade dos entrevistados (56%) afirmaram que acreditam que o país será totalmente afetado pela crise mundial. Cerca de 49% disseram que dificilmente o governo controlará os reflexos negativos no consumo, contra 24% de otimistas.

Para 40% dos entrevistados, a crise os levará a poupar gastos no fim de ano, contra 32% que contam que não terão suas compras afetadas. Para 42%, o poder de compra em 2008 foi maior ou bem maior que no ano anterior, enquanto 35% afirmaram ter sido igual e 23% menor. Em relação à 2009, 26% acreditam que seu poder de compra irá aumentar, contra os 55% registrado em pesquisa semelhante da TNS InterScience realizada em agosto, pouco antes do agravamento da crise.

Pouco mais de um terço (37%) revelaram que contraíram menos dívida este ano, enquanto 35% contaram que mantiveram o mesmo nível de endividamento e 28% disseram estar mais endividados. Para 2009, a expectativa de 51% dos consumidores é que estejam menos endividados que este ano, ao passo que enquanto 37% consideram que permanecerão no mesmo patamar e 12% acreditam que irão acumular mais dívidas.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss