Turista de eventos internacionais tem renda alta e nível superior | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Turista de eventos internacionais tem renda alta e nível superior

Por | 10/07/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Turista de eventos internacionais tem renda alta e nível superior
Agência Brasil

O turista estrangeiro que participa de eventos internacionais no Brasil tem um perfil de renda média alta e nível de educação superior, de pós-graduação ou de doutorado. Foi o que apontou a Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil.

É a primeira etapa da sondagem, realizada, a pedido da Embratur, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A pesquisa avaliou o impacto econômico gerado por 14 eventos realizados em cidades brasileiras, dos quais seis no Rio de Janeiro. Até o fim do ano, o Ministério do Turismo vai analisar os resultados de outros 41 eventos internacionais.

Jeanine Pires disse que o turista que participa de eventos internacionais no Brasil "é um cliente formador de opinião". Ao voltar para seu país, ele transmite informações positivas e uma opinião favorável do Brasil como destino turístico, sobretudo com infra-estrutura para realizar eventos, se ficar satisfeito com a receptividade e com os serviços prestados.

O gasto médio desses visitantes fica em torno de US$ 300 por dia. "Isso é três vezes o gasto médio de um turista que vem ao país a lazer", afirmou Jeanine.

O turista que visita o país por causa de um evento tem a viagem custeada pela empresa ou pela entidade que representa e acaba permanecendo na cidade, em geral, mais tempo além da data do evento. "Ele consome cultura, faz compras, participa de atividades desportivas. Então, acaba sendo um gasto médio bastante alto", explicou a presidente da Embratur.

A pesquisa revelou ainda que 70% dos turistas de eventos internacionais vêm ao Brasil pela primeira vez. "Isso está incentivando ainda mais o trabalho que a Embratur realiza de captar mais eventos internacionais, porque nós trazemos um cliente que, além de formar opinião, é a primeira visita que ele faz ao Brasil."

Um total de 86% dos turistas que visitam o país pela primeira vez demonstraram querer voltar para passar férias com a família. "Você acaba fidelizando esse cliente para outras viagens", observou.

Até agora, foram entrevistados 7.662 visitantes internacionais nos 14 eventos realizados este ano no Brasil. No Rio de Janeiro, os eventos contaram com a participação de 3.577 turistas estrangeiros de 16 países, oriundos dos cinco continentes.

Leia também
Cidades brasileiras viram capitais de eventos internacionais

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss