Cresce o número de contas bancárias destinadas à baixa renda | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Cresce o número de contas bancárias destinadas à baixa renda

Por | 28/05/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Cresce o número de contas bancárias destinadas à baixa renda
Agência Brasil

O número de contas simplificadas, destinadas à população com renda de até R$ 1.000 por mês, cresceu 12,2% em 2007 na comparação com o ano anterior. De acordo com um estudo realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas desta natureza totalizaram 7,6 milhões no ano passado e passaram a representar cerca de seis de cada cem contas bancárias existentes no país.

Segundo Luiz Marques, consultor da Febraban e responsável pela pesquisa, o índice de crescimento verificado no caso das contas simplificadas em 2007 superou os 9,3% de aumento registrado no número total de contas bancárias. Essa alta, disse ele, "contribuiu de forma significativa com o aumento da bancarização (inclusão de pessoas no sistema bancário) da população brasileira", disse Marques.

Criada em junho de 2004 pelo Banco Central, a conta simplificada é isenta de qualquer tarifa, mas só permite a realização de quatro saques e a retirada de quatro extratos por mês. A conta tem ainda um limite mensal de R$ 1.000 para movimentações. Para conseguir uma conta simplificada, o correntista desse tipo de conta também não pode ter conta corrente em nenhum outro banco.

Ainda de acordo com Marques, o aumento do número de correspondentes também facilitou o acesso ao banco pela população. Dados da Febraban apontam que a quantidade de locais, que prestam serviço para os bancos, passou de cerca de 73 mil, em 2006, para 84 mil, em 2007, aumento de 15,5%, muito acima dos 1,3% de crescimento do número de agências.

Desde 2000, a quantidade de correspondentes no país já foi multiplicada quase seis vezes. Segundo a pesquisa, atualmente, eles representam oito de cada dez postos de atendimento a clientes disponibilizados pelas instituições financeiras, incluindo agências, postos tradicionais e postos eletrônicos.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss