Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Mercado

Supermercados projetam campanhas mais agressivas para aumentar o ticket médio nas festas juninas

Durante a temporada, o ticket médio cresce até 8% e este ano será de R$ 130,00. Marcas de bebidas apostam na data

Por Redação - 23/06/2022

As festividades juninas são uma das tradições mais populares no Brasil porque celebram os santos João Batista, Pedro e Antônio. Durante todo o mês, as ruas do país estão vestidas de cor, música, dança, jogos e, é claro, gastronomia requintada. 

Para esta celebração, cada estado acrescentará seu próprio estilo à grande variedade de comidas típicas, quer tenha raízes indígenas, africanas ou portuguesas, todos eles terão o milho como principal protagonista da mesa. Um ingrediente versátil que pode ser doce ou salgado, servido como prato principal ou acompanhante, simples ou complexo, dependendo de como é preparado.

A grande quantidade de insumos necessários para encantar os brasileiros que estão esperando para desfrutar das iguarias típicas destas festividades de junho, é uma oportunidade que o comércio varejista não pretende desperdiçar. De acordo com a plataforma de promoções e descontos Tiendeo.com.br, em junho deste ano as campanhas promocionais dos supermercados superam em 43% a média de ofertas projetadas em 2021, um movimento com o qual eles buscam maximizar o aumento do consumo que traz o retorno aos eventos de massa no país.

O planejamento de compras com tudo que é necessário para canjica, cuscuz, bolo de fubá ou pamonha já está refletido na plataforma onde há um aumento do interesse em adquirir milho (+60%), bem como alguns itens adicionais para sua preparação de acordo com o gosto ou localidade, tais como amendoim (+75%), queijo (+70%), coco (+67%), açúcar (+60%) ou leite condensado (+52%).

Os amantes dos salgados também fizeram sentir sua presença aumentando sua busca por salsichas (+83%). A demanda por bebidas alcoólicas também foi forte, com um aumento de +43%. Com relação às mudanças no consumo e preços nesta temporada, Miguel Rojo Country Manager da Tiendeo comenta que nos últimos 20 dias, o preço médio de um pacote de cinco unidades de milho nos supermercados foi para R$ 7,74, comparado aos R$ 7,11 do ano passado.

Ele ressalta que nesta época do ano o ticket médio normalmente aumenta entre 6% e 8% e estima que este ano os gastos ficarão em torno de R$ 130,00, também influenciados pelo repique inflacionário. Embora o rei desses feriados seja o milho, segundo dados do Tiendeo.com.br, no último ano os grãos que faziam parte da despensa dos brasileiros eram arroz (36%), café (32%), trigo (18%), feijão (10%) e milho (3%). Os estados com maior interesse em adquirir estes produtos em supermercados foram São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro. 

Marcas de bebidas apostam na data

Pouco mais de dois anos após o início da pandemia que travou a realização de eventos presenciais, as tradicionais festas juninas do Brasil voltarão à normalidade em 2022. Para além do significado religioso, as quermesses são importantes para a promoção da cultura brasileira, em especial as danças e gastronomia típicas. Os festejos também fortalecem a economia de diversas localidades. Uma estimativa do Ministério do Turismo aponta que as quadrilhas movimentam mais de R$ 1 bilhão somente na região Nordeste.
 
Quem se preparou para o período prevê bons lucros. A bebida mista Bananazinha, que nasceu em Goiás e que ficou popularmente conhecida como "cachaça de banana", começou a registrar aumento na procura pelo produto à medida em que o mês de junho foi se aproximando. Por se tratar de uma bebida mais leve e saborizada, é ideal para ser consumida em doses ou drinks como o Quentão. De acordo com o sócio proprietário da marca, Carlos Saad, a empresa também planeja atuar em alguns eventos juninos. 
 
"Nossa expectativa é de aumento de 35% nas vendas durante o período de festas. Especialmente no Nordeste, onde as celebrações juninas são ainda mais tradicionais, nossos produtos são bastante consumidos e por isso daremos uma atenção especial à região", afirma Saad.
 
Em fevereiro deste ano, a empresa inaugurou sua segunda fábrica, esta em São Paulo, pensando justamente na retomada de diversas atividades econômicas após o período mais crítico da Covid-19, segundo Carlos Saad. "A Bananazinha já estava presente em todos os estados brasileiros, mas havia o sonho de estabelecer uma sede no principal centro econômico do País para facilitar a distribuição para as regiões Sul e Sudeste. Até mesmo para a região Nordeste haverá melhora na logística devido às rotas importantes que passam por São Paulo", explica o sócio proprietário. 

Ações nos supermercados -  A rede carioca SuperPrix preparou  descontos no setor de bebidas para as comemorações Juninas. No site oficial já é possível arrematar diversas bebidas com descontos que chegam à 28%. A rede investiu em uma ação especial na plataforma online voltada para a data, com promoções que incluem sucos, refrigerantes, vinhos, cervejas e muito mais. Além disso, o site incluiu itens importantes para as festas juninas na seção de "ofertas da semana". Pra estimular o consumo, a empresa abaixou o valor do delivery de R$19,99 por R$11,97 durante as festividades.

 

Leia também: 94% dos varejistas investem em vendas no digital , mas lojas físicas ainda concentram maior faturamento