Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Mercado

Google anuncia novas ferramentas e investimentos no Brasil

Novidades foram apresentadas durante a quarta edição do Google for Brasil

Por Redação - 15/06/2022

O Google realizou na última terça-feira, dia 14, a quarta edição do Google for Brasil, evento em que a empresa apresentou suas principais iniciativas e programas para o país. Dentre os destaques do evento, estão o anúncio de um novo Centro de Engenharia da empresa em São Paulo, o lançamento de uma exposição inédita do Google Arts & Culture em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil, a chegada ao país da tecnologia de inteligência artificial Duplex e o anúncio de um programa que oferecerá 500 mil bolsas de capacitação em tecnologia. 

Entre as várias novidades do evento estão o investimento de R$ 1,6 bilhão no Google Cloud, que ganhará um escritório próprio em São Paulo em 2023, que ficará no edifício Corporate Towers, na avenida Juscelino Kubitschek. O investimento incluiu a construção de alguns cabos submarinos do Google. O primeiro deles é o Júnior, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo; o segundo é o cabo Tannat, que une Santos a Maldonado, Uruguai; por fim, tem o cabo Monet, que liga a cidade de Boca Raton na Flórida com Santos, mas no caminho passa por Fortaleza.

Haverá ainda o cabo submarino Firmina, que vai ligar o Brasil aos Estados Unidos, e ir além, até o sul da Argentina, e faz parte de um investimento de US$ 1,2 bilhão do Google na América Latina. O Firmina deve estar operacional até 2023, e assim poderá atender ao novo escritório do Google Cloud em São Paulo. Com o uso dos cabos submarinos, não só serviços do Google Cloud mas também produtos do Google (incluindo a busca, Gmail e YouTube) podem contar com uma latência mais baixa e acessos mais rápidos. 

Centro de engenharia

Outra novidade anunciada no evento está a abertura de um novo Centro de Engenharia, agora em São Paulo. O local escolhido é a sede do IPT Open Experience, um hub criado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para promover um ecossistema de inovação reunindo setor privado, governo, pesquisadores e academia. A localização é privilegiada e fica dentro da Cidade Universitária, na Universidade de São Paulo (USP). 

Inicialmente, o novo escritório abrigará engenheiros para ajudar em áreas essenciais como privacidade e segurança online. O foco será na criação de soluções integradas que ofereçam proteção e controles simples para as pessoas, de forma que elas estejam mais seguras na internet, e confiem nos serviços. O centro será multidisciplinar e deve também receber profissionais de diversos setores da engenharia.

Duplex

O Google também anuniou o lançamento do Duplex no Brasil. A ferramenta usa inteligência artificial para realizar ligações automáticas e confirmar horários de estabelecimentos comerciais — sem precisar de um humano ao telefone. O objetivo é que o recurso funcione como um assistente pessoal, preservando ao máximo a linguagem natural. Para formular frases e conversar com humanos naturalmente, o assistente virtual recorre à tecnologia de compreensão de linguagem natural (NLU, na sigla em inglês) desenvolvida pela companhia.

Ao realizar a chamada, a IA logo se identifica como um serviço automatizado. Esse é um mecanismo que visa a transparência, para que a pessoa do outro lado da linha saiba que está conversando com um robô. Outra possibilidade oferecida pelo Duplex, só que a versão Duplex na Web, é a compra de ingressos para sessões de cinema pela internet utilizando comandos de voz — o que está em fase de testes com a empresa Ingresso.com. 

Além disso, uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai permitir usar o recurso para saber como encontrar o local de votação nas Eleições 2022, diretamente pela página de Busca do Google. Na prática, é um Google Assistente turbinado.

Segurança online

O evento contou com o anúncio do Programa de Segurança Online no Brasil. Com o objetivo de promover ainda mais transparência sobre os serviços e políticas do Google, o programa de segurança online vai abrir um canal de diálogo e colaboração entre os especialistas e profissionais da empresa com representantes da sociedade civil, como educadores, legisladores e pesquisadores por meio de seminários, mesas redondas, treinamentos, entre outros.

A iniciativa é parte do compromisso do Google em ajudar a tornar a internet um ambiente mais seguro, contribuindo para que as pessoas possam entender melhor as políticas e ferramentas desenvolvidas pela empresa. “No Brasil, a chegada do programa servirá como um canal de colaboração entre a empresa e formuladores de políticas, contribuindo para a
troca de conhecimento e abordagens para questões em relação à segurança online e responsabilidade de conteúdo.”, comentou Brian Crowley, diretor global de segurança para anúncios e conteúdo do Google, durante apresentação da iniciativa no palco do Google for Brasil.

Um dos primeiros trabalhos do GSEC no país teve início em abril passado, quando especialistas do programa se reuniram com ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o qual o Google possui parceria desde 2014, para apresentar as políticas de moderação de conteúdo e demonstrar o apoio às eleições.

Google Arts & Culture

Para comemorar o aniversário de 80 anos de Gilberto Gil, o Google Arts & Culture está lançando a maior retrospectiva online dedicada a um artista vivo. Em O Ritmo de Gil, o Google disponibilizará materiais únicos – incluindo um álbum que se acreditava estar perdido para sempre, mais de 140 histórias, mais de 900 vídeos e gravações recém-digitalizados e ilustrações exclusivas da artista Raiana Britto. Artista inspiradora que mora em Salvador, cidade natal de Gil, o trabalho de Raiana Britto tem chamado atenção por refletir sobre questões sociais de gênero e raça. Nessa exposição, é possível acompanhar a história de Gil, desde sua infância na Bahia até sua eleição para a Academia Brasileira de Letras em 2022

Leia também: Geração Z: jovens querem passar mais tempo se conectando pessoalmente