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Planejamento Estratégico

Dicas Para Aumentar os Lucros da Sua Agência de Marketing

Veja 5 dicas para ajudar a sua agência de marketing a crescer, faturar mais, obter mais lucros e se tornar mais competitiva

Por Publicidade - 18/05/2022

O objetivo de qualquer empresa é aumentar os lucros, fortalecendo a sua posição no mercado e ampliando as chances de um crescimento sustentável e vantajoso para todos. Entretanto, atingir esse objetivo não é uma tarefa fácil, uma vez que envolve diversas questões do ambiente empresarial, como uma gestão bem planejada, colaboradores comprometidos, uso de recursos que tornem o trabalho mais eficiente, além da busca constante pela satisfação do cliente.

Além disso, existem erros comuns de gestão financeira que também impedem a empresa de aumentar os lucros, mesmo quando o gestor parece estar fazendo tudo corretamente. Será que você está cometendo esses erros sem perceber?

Para auxiliar você nessa jornada, separamos 5 dicas realmente eficientes que vão ajudar a sua agência de marketing a crescer, faturar mais, obter mais lucros e se tornar mais competitiva no mercado. Continue lendo e saiba mais.

1.Comece evitando erros na gestão financeira

Nem sempre observados, os erros de gestão financeira são os que mais comprometem a saúde da empresa, contribuindo para a sua instabilidade e perdas financeiras. Conheça os principais e como evitá-los:

Não separar contas pessoais com as profissionais

Usar uma conta só para uso pessoal e profissional é um grande erro porque o gestor perde o controle das finanças da empresa, o que é muito perigoso e arriscado.

Não realizar planejamento financeiro

Planejamento financeiro é a base da boa gestão. É por meio dele que você poderá projetar novas ações, terá uma visão real do cenário atual da empresa e estará mais seguro para implantar novas estratégias.

Não acompanhar todas as ações da empresa

Esteja por dentro de tudo que acontece na empresa. Dessa forma, é muito mais fácil prever ou identificar falhas e se preparar para o que está por vir.

Não utilizar ferramentas tecnológicas  para ajudar a organizar a gestão financeira

Os recursos tecnológicos são fundamentais para otimizar o trabalho, reduzir falhas e acelerar processos, além de facilitar a organização de todas as informações. Evitar o uso dessas ferramentas é um erro que não deve ser cometido.

Não controlar o fluxo de caixa

O ideal é que o fluxo de caixa da empresa seja positivo sempre. Mas, como saber se ele está positivo se não existe um controle sobre as receitas e despesas do negócio? Por isso, é fundamental anotar todas as movimentações diárias.

Registrar operações de forma errônea

Mais do que guardar informações importantes, é necessário que estes dados estejam corretos. Com esse cuidado, é possível evitar retrabalho, equívocos e prejuízos financeiros.

Calcular errado o preço dos serviços

A precificação deve ser feita com muito cuidado, levando em conta os custos e o lucro que a empresa precisa ter, garantindo competitividade. Portanto, é um trabalho que exige cálculo preciso e conhecimento de mercado.

É preciso ter em mente que a empresa está vendendo algo pelo valor que o serviço ou produto oferece e isso interfere diretamente no preço do item. Logo, não cobre errado para ganhar cliente, pois estará reduzindo o valor do seu serviço.

Deixar as despesas fixas em segundo plano

Despesas como água, luz, internet e salário dos funcionários são chamadas de fixas porque não costumam sofrer muita variação e devem ser pagas ainda que as vendas caiam. Logo, não é possível ignorá-las, mas buscar maneiras de reduzi-las sem afetar o funcionamento da empresa.

2.Invista na qualidade de vida no trabalho de sua equipe

Um bom ambiente de trabalho é primordial para que os colaboradores possam gerar bons resultados. Essa qualidade pode ser proporcionada oferecendo:

Oportunidades de crescimento

Oportunidades de crescimento dentro da empresa estimulam a busca do funcionário por capacitação e reforça a retenção de talentos, reduzindo o número de demissões e as faltas por insatisfação profissional.

Bonificação por boas entregas e produtividade

A bonificação servirá como um estímulo para o funcionário e fará com que ele se sinta mais valorizado no local de trabalho, desempenhando suas funções com mais afinco. Tudo isso é fundamental para aumentar os lucros da sua agência.

Ambientes agradáveis

Certifique-se que o local de trabalho seja limpo, arejado, espaçoso, confortável para a hora das refeições e para aquele bate-papo natural e saudável entre os membros da equipe.

Equipamentos

Não basta exigir um trabalho totalmente eficaz, mas oferecer condições para que isso aconteça. Então, modifique o escritório para que ele contenha cadeira ergonômica, eletrônicos em bom funcionamento, e claro, materiais disponíveis para o cumprimento das metas.

Uma cultura institucional

Excelentes resultados são viáveis quando a empresa incentiva a criação de uma cultura institucional forte e valiosa para o colaborador. Por isso, é importante incentivar o bom convívio, oferecer feedbacks e tentar sempre solucionar conflitos, em vez de ignorá-los.

3.Invista em softwares de análise de dados e gestão

Tão importante quanto definir boas estratégias e aplicá-las é monitorar essas ideias. É por meio da mensuração que podemos identificar e compreender:

Os pontos fortes e fracos

Ou seja, aquilo que a empresa tem de melhor e o que precisa ser melhorado. Com estes dados em mãos as estratégias podem ser mais assertivas, você gastará mais tempo e energia nos postos a serem melhorados e aperfeiçoará o carro chefe da agência, assim permitindo que tenha mais lucro, focando no que mais importa. 

O que o público-alvo deseja

Usar softwares permitirá saber qual é o público-alvo da empresa, assim você pode focar seus esforços em capturar leads qualificados que realmente se interessam e podem pagar pelos serviços da sua agência.   

Como o mercado funciona

Descobrir, por meio de dados e não de achismos, como o mercado se comporta, como as outras empresas estão atuando e o que fazer para se manter competitivo mesmo com tantas opções disponíveis.

Além disso, utilizar um sistema de gestão empresarial online também é interessante para aumentar os lucros da sua agência, pois é uma ferramenta que reduz falhas nas operações, acelera o cumprimento das atividades e evita a repetição de tarefas.

Com isso, a empresa tem menos custos, podendo investir em qualidade e cobrar valores competivivos.

4.Tenha especialistas em sua equipe

Conte com resultados efetivos e coerentes com o que o mercado exige levando para a sua equipe profissionais especialistas no que fazem. Contratando experts, a sua agência poderá:

Oferecer melhor serviço para os clientes

Afinal, a empresa terá em mãos informações atuais e precisas coletadas corretamente por quem entende do assunto.

Agilidade em resolver problemas

Em vez de perder tempo procurando respostas para um problema, um especialista tem a experiência e o conhecimento necessários para solucionar questões.

Menos riscos de erro

As chances de um profissional experiente e competente no que faz cometer erros é muito menor em relação àquele que está iniciando no mercado ou que tem conhecimento pouco aprofundado em determinado tema.

5.Trate sua sua agência como um cliente

Encare a sua empresa como um dos clientes mais importantes e aplique nela todas as estratégias de crescimento adotadas com os demais parceiros. A sua empresa deve ser o seu principal caso de sucesso, a demonstração clara e efetiva da competência da equipe. Faça da sua empresa o destaque do seu portfólio.

Agora é a hora de agir!

Ao longo do artigo, você pôde conhecer as 5 dicas para aumentar os lucros da sua agência de marketing. Contudo, temos certeza de que foi possível extrair dessas informações muitos outros insights poderosos que, adequados às individualidades da sua empresa, trarão resultados ainda melhores.

Agora é com você. Reflita sobre as dicas listadas acima sobre como aumentar os lucros do seu negócio, defina novas ações para serem adotadas a partir dos conhecimentos adquiridos e presencie o crescimento exponencial da sua agência.