Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Planejamento Estratégico

10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022, segundo a Euromonitor

Alguns pontos impactam diretamente as decisões de compra, como os mercados de compras peer-to-peer, o metaverso e os idosos digitais

Por Redação - 19/01/2022

Todos os anos as marcas se voltam às tendências que motivarão o comportamento dos consumidores e desafiarão as  estratégias de negócios. A Euromonitor disponibilizou um relatório que define 10 tendências globais de consumo para o ano de 2022, com o objetivo de direcionar as empresas a gerarem incentivos que tragam resultados.

Alguns pontos impactam diretamente as decisões de compra, como os mercados de compras peer-to-peer, o metaverso e os idosos digitais. "As empresas precisam se transformar para acompanhar as preferências em rápida evolução dos consumidores”, destaca Alison Angus, Head de Lifestyles da Euromonitor International. “Simplesmente voltar a adotar práticas anteriores à pandemia não deve gerar os mesmos resultados daqui para frente”.

Confira as 10 Tendências Globais de Consumo, pela Euromonitor:

Sempre com um Plano B: Os consumidores encontram soluções criativas para comprar seus produtos desejados ou pesquisar as próximas melhores opções diante da grande escassez causada por interrupções das cadeias, então, de abastecimento.

Agentes do Clima: A eco ansiedade e a emergência climática promovem, então, o ativismo ambiental para uma economia “net zero”. Em 2021, 35% dos consumidores no mundo reduziram, então, ativamente suas emissões de carbono.

Idosos Digitais: Os consumidores mais velhos se tornam, então, usuários mais aptos da tecnologia. Soluções virtuais devem ser personalizadas segundo as necessidades desse público on-line mais amplo.

Aficionados Financeiros: A gestão democratizada do dinheiro possibilita que os consumidores ampliem seus conhecimentos e segurança em matéria financeira. Mais da metade dos consumidores no mundo acredita que estará melhor financeiramente nos próximos cinco anos.

A Grande Renovação da Vida: Os consumidores se concentram em desenvolvimento pessoal e bem-estar, e estão fazendo drásticas mudanças de vida que refletem seus valores, paixões e propósitos.

O Movimento Metaverso: Ecossistemas digitais imersivos e tridimensionais começam a transformar as conexões sociais. As vendas globais de headsets de realidade aumentada e realidade virtual cresceram, então, 56% de 2017 a 2021, atingindo a cifra de US$ 2,6 bilhões no último ano.

Antigos Produtos, Novos Donos: Mercados de compras peer-to-peer e de segunda mão crescem à medida que os consumidores buscam itens únicos, acessíveis e sustentáveis.

Urbanos Rurais: Os consumidores estão se mudando para áreas mais seguras, limpas e verdes. Os moradores da cidade também querem que esses benefícios sejam trazidos para seus bairros.

Em Busca do Amor-Próprio: Autenticidade, aceitação e inclusão são as prioridades de escolhas de estilo de vida e hábitos de gastos à medida que os consumidores adotam sua verdadeira essência.

O Paradoxo da Socialização: Níveis de conforto variáveis criam um retorno conflituoso para a vida pré-pandemia. Em 2021, 76% dos consumidores do mundo adotaram precauções de saúde e segurança ao saírem de casa.