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Planejamento Estratégico

Como cativar o cliente e vender mais nesse final de ano

Estratégias devem estar mais integradas entre físico e digital, além de focadas em personalização

Por Redação - 09/12/2021

O fato de que as compras de Natal serão feitas online mais do que nunca este ano não deve ser muito surpreendente. A pandemia reformulou os hábitos digitais dos consumidores - levando as pessoas à internet não apenas para comprar, mas para desfrutar de novas experiências. Com isso em mente, os profissionais de Marketing precisam aproveitar ao máximo as oportunidades que foram abertas por essa evolução nas formas de consumo. 

Veja como atender aos consumidores nesta era digital em ascensão e gerar impacto para sua marca:

Envolva os consumidores com novas experiências é uma das principais formas de atender o consumidor, segundo Iván Markman, Diretor de Negócios do Yahoo, em publicação no The Drum. Para ele, as marcas que vão crescer nessa época do ano estão saindo da monotonia. "À medida que mais compras ocorrem online, os consumidores desejam novas experiências que estimulem e inspirem", afirmou.

Outro ponto levantado por ele é sobre a publicidade habilitada para realidade estendida. Hoje em dia, dar ao cliente uma visão 360 graus dos produtos e permitir que eles experimentem algo antes de adquirir, da conveniência da sua casa ou de um smarthpne é algo que fará diferença. "Pense em realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR)", indicou Iván.

Anúncios de televisão conectada interativa (CTV) também são uma oportunidade crescente, visto que a tecnologia melhorou drasticamente nos últimos anos para desbloquear uma maior personalização e recursos de direcionamento de dados. Eles também oferecem engajamento omnicanal real, convidando os consumidores a se envolverem com anúncios de TV usando dispositivos móveis para acelerar seu caminho até a compra.

Ao mesmo tempo, novos formatos de publicidade nativos - de unidades de tela inteira maiores a vídeos dinâmicos - incentivam os compradores a comprar, oferecendo descontos de maneiras criativas e atraentes, tanto para produtos que já navegaram quanto para produtos relevantes que ainda não descobriram. 

Iván também pontua que as marcas devem chamar a atenção nas telas de casa e nas lojas. "Embora mais compras de Natal estejam online do que nunca neste ano, a experiência continuará a ser híbrida para a maioria dos consumidores, com uma combinação de compra na loja e digital. Por esse motivo, uma abordagem omnicanal é essencial para os profissionais de Marketing de varejo chegarem aos consumidores onde quer que estejam", aconselhou o Diretor de Negócios do Yahoo.

Invistir em publicidade digital out-of-home (DOOH) também é aconselhado, fazendo com esse movimento omnicanal se amplie. "Esses canais são essenciais para alcançar e envolver os consumidores com as promoções de fim de ano do momento, ao mesmo tempo em que conectam suas experiências digitais e off-line de forma única e marcante. Mais desse inventário também está disponível programaticamente, o que permite uma segmentação mais profunda e um impacto mais forte. Os varejistas e as marcas precisam aproveitar essa mudança", afirmou.

Em última análise, as marcas precisam assumir o controle de seus dados primários, usar dados de terceiros de alta qualidade de parceiros confiáveis ??e, com a ajuda de parceiros de tecnologia, usar IDs sem cookies, como e-mails com hash ou logins. Ao ativar essas estratégias, varejistas e marcas ainda podem tirar proveito de formatos personalizados e poderosos, como anúncios de produtos dinâmicos e criativos dinâmicos para suas campanhas que combinam alfaiataria e mídia atraente.

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