Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Planejamento Estratégico

iFood, Nestlé, Carrefour e M. Dias Branco fazem campanha contra o desperdício de alimentos

Movimento conta com a inteligência de redistribuição de alimentos da startup Connecting Food e rede da ONG Ação da Cidadania

Por Redação - 26/10/2021

Atualmente, o mundo desperdiça um terço dos alimentos que produz e, somente no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não sabem ao certo se farão três refeições diárias e mais de 20 milhões passam fome. Diante desse alarmante cenário, o iFood conectou importantes pontas do ecossistema de alimentação brasileiro para ajudar no combate ao desperdício, levando alimentos a quem mais precisa, a partir do movimento Todos à Mesa.

A iniciativa conta com a inteligência de redistribuição de alimentos da startup de impacto social Connecting Food, rede da ONG Ação da Cidadania e participação de empresas como Nestlé, Carrefour e M. Dias Branco, além de redes locais de varejo, e possui importantes objetivos: combater o desperdício de alimentos a partir da redistribuição de alimentos excedentes, abrir discussões sobre como ampliar o marco regulatório das doações, potencializar iniciativas de doação de alimentos e convidar cada vez mais empresas a participarem do projeto.

Entre os problemas a serem sanados estão o desperdício de alimentos que são descartados apenas por estética (frutas, verduras e legumes) e o excedente de produção, ou seja, produtos de indústrias e mercados dentro da validade que não possuem tempo hábil para chegarem às prateleiras. Juntas, essas e outras variáveis impedem que alimentos de boa qualidade sejam comercializados. Há um potencial de que estes produtos sejam direcionados a uma rede humanitária de redistribuição de alimentos e cheguem às mesas da população em vulnerabilidade social no Brasil.

Pensando nisso, o iFood quer conectar e usar a tecnologia e inovação para amplificar e potencializar iniciativas de doação de alimentos. No Todos à Mesa, a Connecting Food, startup brasileira de impacto social, será a responsável pela inteligência na gestão e redistribuição dos alimentos. A Ação da Cidadania, ONG atuante há mais de 30 anos, por sua vez, vai exercitar a integração de uma rede de ONGs em todos os estados do Brasil.

O iFood patrocinará também um piloto de combate ao desperdício e doação de excedentes com redes locais de varejo, operacionalizado pela Connecting Food. A operação consiste em mapear ONGs no entorno das lojas aptas a receberem a doação de alimentos que perderam qualidade para a prateleira mas que estão dentro da validade. Serão 30 lojas nesta primeira etapa do projeto, patrocinado integralmente nos primeiros seis meses, sendo uma delas o Supermercado Castanha, na Vila dos Remédios, em São Paulo. 

Leia também: iFood e Orgânico Solidário se unem para doar cestas de alimentos