Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Digital

Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais

Relatório da VidMob mostra que as marcas não necessariamente precisam se preocupar em produzir vídeos longos e complexos, mas sim com a forma e conteúdo dos mesmos

Por Redação - 16/09/2021

Desde o início da pandemia, cerca de 88% dos brasileiros realizaram compras online, segundo dados do IDC. Esses usuários foram impactados por diferentes formatos de anúncios. Os que foram apresentados em vídeo tiveram um aumento de 30% em conversão de vendas quando comparados com anúncios estáticos, segundo estudo da VidMob.

Aqueles que possuíam até 5 segundos de propaganda tiveram uma taxa de compra 167% maior do que os mais longos. Quando comparados a vídeos de 16 segundos, os mais enxutos geraram uma taxa 700% maior de conversão. E, quando comparados àqueles de seis a nove segundos, a taxa foi de 100%.

As conclusões foram geradas a partir da análise minuciosa de 12 mil anúncios de varejo e e-commerce nas redes sociais, totalizando mais de 3,2 bilhões de impressões de 1.200 campanhas promovidas por 68 marcas de todo o mundo no Facebook e Instagram. Para isso, a tecnologia da VidMob analisou cada ínfima parte desses anúncios- como, por exemplo, se os atores de um comercial em vídeo estão indoor ou outdoor, se estão sorrindo ou tristes, a trilha sonora, as cores utilizadas em cada frame, etc. 

Leia mais: Consumidor busca em vídeos soluções para o dia a dia

Estratégias

Combinar textos e vídeos, desde que as palavras sejam assertivas e estrategicamente posicionadas, também se mostrou uma opção eficaz. O estudo mostrou que vídeos com texto no primeiro quadro converteram três vezes mais em vendas do que aqueles que foram introduzidos após três segundos. 

Já os anúncios estáticos com texto na imagem apresentaram uma queda de 40% na taxa de compra. A análise também revelou como diferentes mudanças de cores de alto contraste podem rapidamente estimular os consumidores.

As opções de mensagens a serem utilizadas em um anúncio são infinitas, então a VidMob analisou quais delas geraram maior conversão. Para as veiculadas durante os primeiros 3 segundos de vídeo, "Obter" apresentou uma taxa de compra 53% maior do que “Comprar”. E o uso de "Limitada" em anúncios estáticos aumentou a taxa de compra em 20% em comparação com o uso de "Agora".

Leia também: Vídeo Marketing: o ‘play’ como um novo formato de promover vendas