Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Mercado

Esportes se tornam um novo ativo de investimento

Segundo levantamento da consultoria Bain, os proprietários estão em busca de retornos, não apenas de vitórias

Por Redação - 22/07/2021

Nos últimos anos, os esportes profissionais conquistaram um espaço importante e atrativo com uma quantidade significativa de capital de investimento. Um levantamento feito pela Bain & Company, demonstrou que, dos US $70 bilhões investidos em locais como América do Norte e Europa, mais da metade dos negócios foram aquisições de times, ligas ou parcerias de mídia. O restante foi concentrado em aspectos do ecossistema esportivo, como apostas online e as novas possibilidades que a tecnologia vem trazendo. 

Para se desenvolver nesse ambiente dinâmico, é necessário compreender quais são as fontes de valor dentro do ecossistema esportivo e o que faz obter uma vantagem competitiva de negócios. Uma visão geral do universo dos esportes mostra onde o valor se origina e como ele flui: todas as fontes de receita são voltadas aos fãs e profissionais de marketing, por meio de direitos de mídia, vendas de ingressos e mercadorias, patrocínios e apostas.

O levantamento aponta que a mídia representa a maior parte da receita e é responsável pelo fluxo e divulgação desse setor, à medida em que evolui para tecnologias mais avançadas e recursos digitais. Essas novas tecnologias permitem maior engajamento dos fãs e o aumento das apostas online, o que impacta na forma com as quais  os fãs se envolvem com seus times e jogadores favoritos, bem como como esse envolvimento é monetizado.

Além disso, a capacidade da ciência de dados será cada vez mais importante para as ligas e equipes, já que a inovação vem acontecendo através dela. O uso de dados e análises, inteligência artificial em recrutamento e análise de desempenho, blockchain em ingressos, apostas e esporte fantasy são alguns exemplos que demonstram a tecnologia sendo utilizada como multiplicador de forças.

Partindo do princípio básico, no mundo dos esportes existem duas maneiras de obter um retorno financeiro: 
- Aumentar o número e a intensidade dos fãs
- Monetizar esse envolvimento dos fãs por meio de fontes de receita tradicionais e emergentes

Os negócios estão progredindo, principalmente, com chegada de mais capital profissional em busca do retorno agressivo, farão com que os proprietários, gerentes e executivos de esportes estejam atentos aos fundamentos do negócio enquanto aumentam seu jogo operacional.
 

Conheça a Rota 360º para o Profissional de Marketing Moderno, um programa de 12 meses que visa desenvolver o senso crítico do profissional de Marketing, apresentando dados e análises das melhores fontes do mercado. 

Se antecipe às necessidades do mercado: