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Qual é o comportamento dos brasileiros no TikTok?

Estudo exclusivo da Opinion Box indica que há desejo dos consumidores de se relacionarem com marcas nesta nova rede social

Por Cláudio Martins - 30/06/2021

Conhecido pelos desafios de dança, o TikTok popularizou-se em 2020 como a grande nova rede social não apenas do público jovem, mas também como um escape e entretenimento para os usuários que fogem das polêmicas de  discussões acirradas de canais como Twitter e Facebook. A rede chinesa de compartilhamento de vídeos curtos conquistou os brasileiros e vem se destacando como um novo canal de relacionamento das marcas para diversos públicos distintos. Contudo, ainda fica o questionamento: como se comportam os brasileiros neste canal?

As respostas estão no episódio de hoje do Morning Trends, conteúdo premium em vídeo do Rota 360º, programa de aperfeiçoamento profissional do Mundo do Marketing e que neste primeiro mês você confere gratuitamente. A convidada de hoje foi Daniela Schermann, Head de Marketing da Opinion Box que traz insights e dados relevantes do comportamento dos usuários brasileiros no TikTok.

Segundo o levantamento da Opinion Box, o entretenimento é um importante driver de uso do TikTok. A maioria dos usuários (74%) declara que usa a rede para se divertir ou distrair (também 74%). Descobrir coisas novas vem na segunda posição, com 48% dos participantes dando esse tipo de afirmação a respeito do uso da ferramenta. Se atualizar dos virais aparece logo depois, com 31% das respostas, enquanto se informar e usar para o trabalho surgem com percentuais baixos: 31% e 13%.

“Esse formato de short vídeos (vídeos curtos) já vem sendo anunciado faz algum tempo junto com o áudio, e é o grande modelo para todo mundo investir. Não é à toa que todas as redes sociais investiram na sua própria adaptação de vídeos curtos”, aponta Daniela Schermann. 

Leia também: Por que o TikTok se tornou uma febre entre os brasileiros

Comportamento “voyeur” na rede social

Embora seja uma rede com público bem jovem, em comparação com outras, boa parte dos usuários brasileiros ainda estão se habituando a publicar conteúdo no TikTok. No estudo conduzido pela Opinion Box, a maioria (60%) diz que raramente ou nunca posta, enquanto apenas 13% diz que posta pelo menos uma vez ao dia. No entanto, quase metade dos participantes, (44%), afirma que entra várias vezes ao dia

“O TikTok começou a explodir entre os jovens e ouvimos muitos comentários do tipo ‘essa é uma rede social para jovens’ ou ‘não é uma rede social para as marcas’. Na verdade, todas as redes sociais cresceram em algum tipo de nicho fechado antes de crescerem pelo seu próprio potencial. Mas, baseado em estudos internos nossos, em comparação com outras redes como Facebook e Instagram, realmente o volume de pessoas que postam é muito maior do que no TikTok. Talvez por timidez, por não saber o que postar, os tipos de conteúdo que deseja levar ali, as pessoas estejam, por enquanto, apenas observando” explica Daniela.

Como criar conteúdo no TikTok?

O estudo da Opinion Box aponta que a leveza, a criatividade e a utilidade são importantes validadores de conteúdo para os usuários da rede. De acordo com os dados da análise da empresa de pesquisa, o humor predomina no conteúdo da rede (69%), seguido por música (54%) e saúde e fitness (47%). 

Na relação com as marcas, um alívio para os CEOs: 66% dos usuários da rede concordam que o TikTok pode ser uma ferramenta eficaz para aproximar marcas e consumidores e 56% seguem alguma empresa ou marca na rede. E outra notícia animadora para quem deseja investir em mídia paga no TikTok é que 38% dos usuários já compraram a partir de um anúncio exibido na rede.

 


Estes dados foram apresentados com exclusividade no Morning Trends, conteúdo que faz parte da Rota 360º. Os assinantes deste programa premium do Mundo do Marketing já tem acesso a outros programas, sempre com um executivo relevante do mercado trazendo insights e informações para você 

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