Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Digital

Facebook oculta postagens pela mLabs e acende alerta entre social medias

Ação inesperada desativou o APP de gerenciamento de publicações na noite do dia 10 de junho, afetando mais de 330 mil empreendedores

Por Priscilla Oliveira - 11/06/2021

Diversos profissionais de Marketing acordaram surpreendidos com a ausência de diversos agendamentos de posts nas páginas de seus clientes e das próprias empresas. Isso porque na noite do dia 10 de junho, o Facebook desativou o APP de desenvolvimento da mLabs e ocultou as postagens realizadas por intermédio da plataforma, afetando mais de 330 mil empreendedores. As páginas comerciais da mLabs no Facebook e Instagram, bem como sua comunidade fechada (grupo no Facebook) e os perfis dos fundadores e administradores da integração do APP mLabs com a rede social também foram excluídas.

A desativação do APP – homologado há mais de seis anos pela própria rede social – acende um alerta entre os profissionais de mídias sociais: seria esta uma forma da rede obrigar os usuários a utilizar o Facebook Studio? Outras plataformas de gerenciamento podem ser excluídas sem aviso prévio? 

A decisão brusca do Facebook mostra às agências e empresas que apostar todas as suas fichas em uma rede social traz um risco alto. Atualmente, Mark Zuckberg detém as principais - Facebook, Instagram e Whatsapp. Qualquer decisão tomada pela companhia afeta diretamente os ganhos dos empreendedores. Foi assim quando o Instagram mudou o feed de ordem cronológica para priorizar o algoritmo e, depois, dando mais espaço aos anunciantes. 

Aqueles que possuem outros canais de comunicação com o cliente e são os principais concorrentes – TikTok, Youtube e Twitter – de uma certa forma puderam continuar suas ações e campanhas. A perda pelo Facebook, no entanto, segue sendo grande. A rede possui uma forte atuação de empreendedores não apenas pelo alto engajamento, mas por ser uma grande plataforma de Social Commerce - conforme a pandemia avança, mais negócios entram nas redes sociais, fazendo sua digitalização.

O alerta, neste caso, não deve vir pela falta de profissionalismo da mLabs, visto que tal fato poderia ter ocorrido com qualquer ferramenta, mas da insegurança do Social Media nas ativações pelo Facebook. Importante salientar que semelhante situação aconteceu com a mLabs em março de 2019, quando os posts dos clientes foram ocultados de suas páginas e, após dois dias foram reestabelecidos pelo próprio Facebook, que reconheceu a falha ao penalizar a plataforma – homologada e que sustenta sua atividade por meio de recursos disponibilizados pelo próprio Facebook.

A mLabs pede que toda a base de clientes, parceiros, seguidores e simpatizantes reforcem a solicitação de retorno dos conteúdos às suas Fan Pages por meio da central de atendimento do Facebook.

Veja abaixo um trecho do comunicado oficial da mLabs sobre o ocorrido:

“Diante do alarmante cenário, gostaríamos de nos posicionar perante nossa base de clientes e usuários, que confiam nos nossos serviços e suportam suas atividades nas mídias sociais utilizando nossa plataforma. Estamos em contato com o Facebook para entender o cenário e, assim como em 2019, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que a rede social reverta sua equivocada e precipitada ação com a maior brevidade possível.

Lamentamos profundamente – e novamente – pela maneira com que o Facebook agiu, punindo não apenas a mLabs em sua operação essencial, mas principalmente, as mais de 330 mil marcas que depositam sua confiança, investimentos e esforços não só em nossa plataforma mas, principalmente, nas mídias sociais do grupo Facebook.”

Em nota, o Facebook afirma que "A mLabs estava envolvida em coleta não autorizada de dados e de credenciais de usuários, o que são violações dos termos de uso do Facebook e do Instagram. Suspendemos o acesso da mLabs aos nossos serviços e enviamos uma notificação extrajudicial a eles sobre o ocorrido".

 

ATUALIZAÇÃO - 

No dia 16 de junho, a empresa comunicou em suas redes sociais e por e-mail ao usuários que estava novamente conectada ao Facebook. Foi divulgado um vídeo com um comunicado da empresa explicando a clientes as últimas movimentações da empresa frente o problema enfrentado.

 

Atualizado em 17/06/2021 às 10h07

Buscando aprimoramento profissional?

Conheça a Rota 360º para o Profissional de Marketing Moderno, um programa de 12 meses que visa desenvolver o senso crítico do profissional de Marketing apresentando dados e análises das melhores fontes do mercado.