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Como acessar o Instagram Analytics

Oficialmente chamada de Instagram Insights, ferramenta gratuita e nativa do aplicativo está acessível para perfis de negócios.

Por Redação - 21/05/2021

Analisar métricas e estudar dados fazem parte da realidade dos profissionais de Marketing e seguirão cada vez mais necessários para qualquer tipo de ação. Isso porque eles fornecem informações essenciais por conterem insights que podem ajudar uma marca a alavancar seus resultados. Todas as redes sociais vêm investindo na área de Analytics para ajudar as empresas e criadores de conteúdo a serem mais assertivos - Facebook Insights, Twitter Analytics, YouTube Analytics são alguns deles.

O Instagram Analytics é outro que informa aos perfis empresariais dados sobre as publicações para que a performance no aplicativo seja aumentada. Não é necessário baixar uma ferramenta extra para acessá-lo: a funcionalidade é nativa do Instagram, ou seja, gratuita. No Instagram Analytics é possível conferir as principais publicações com base em alcance, impressões, engajamento, comentários e outros dados, além de mensurar o desempenho na plataforma. O tripé principal de análise envolve atividade, conteúdo e público.

Como acessar o Instagram Analytics

A ferramenta, oficialmente chamada de Instagram Insights, pode ser acessada na versão mobile. Ela está disponível para quem possui um perfil de negócios no Instagram, o que envolve vincular à conta a uma página de negócios do Facebook.

Para acessar as informações da conta é simples.

- Acesse o seu perfil.

- Toque no botão de ação Informações ou nas três listras horizontais do canto superior direito.

- Selecione a seção Visão geral ou um conteúdo específico que compartilhado para acessar detalhes.

O Instagram Insights também pode ser acessado na versão desktop por meio do Estúdio de Criação.

- Vá para o Estúdio de Criação do Facebook

- Clique no ícone do Instagram na barra superior.

Só é possível encontrar as informações do conteúdo publicado de 7 ou 30 dias. Ele apresenta os dados demográficos do público, quando estão online, no que clicaram (endereço ou site) e ainda detalha de quais postagens eles gostaram mais. O Instagram Insight também fornece informações sobre como as pessoas encontraram a postagem.

O que o Instagram Analytics oferece?

É possível acessar três formatos de publicações no Instagram Analytics:

- Publicações do feed: os que ficam na galeria

Ele permite uma análise por três filtros: período (7 dias a 2 anos), tipo (foto ou vídeo) e alcance (envolvimento, como chegou, cliques, alcance, entre outros)

- Stories: os que são ocultados após 24 horas da publicação

As métricas de Stories funcionam diferente: ele permite filtrar as informações por até 14 dias da data de publicação e também por tipo de interação (cliques, compartilhamentos, respostas, entre outros).

- Promoções: os anúncios realizados pelo Facebook Ads para o Instagram.

Nessa parte são apresentados resultados da campanha, como cliques no link, compras, cliques no perfil, entre outros dados.

Precisa conhecer melhor meu usuário do Instagram?

Outras ferramentas oferecem uma análise mais robusta sobre os dados dos visitantes e seguidores de um perfil. Muitas delas atuam com gerenciamento de posts também e são capazes de aprimorar o conteúdo, auxiliar no relacionamento e facilitar a vida do social media.

Veja algumas ferramentas que fazem um trabalho aprofundado das métricas:

mLabs: É uma plataforma S aaS para gestão de redes sociais. Ela permite agendamento de posts, relatórios exclusivos e ilimitados, usuários ilimitados, workflow de aprovação de conteúdo, feed e gestão de comunidades, gestão de inbox, SAC 2.0 integrado ao WhatsApp, calendário de planejamento de posts e relatório de microinfluenciadores. Entre os diferenciais estão Sac 2.0 no WhatsApp, calendário mais robusto, maior limite de upload de vídeo, não compacta a qualidade de imagem, mais estável e análise de até cinco concorrentes.

SharpSpring: É uma poderosa ferramenta de automação de Marketing que otimiza estratégias. Entre tantas funções permite para quem atua em mídias sociais que se monitore, controle e publique de maneira simplificada e antecipada. A integração permite ainda o desempenho das campanhas em tempo real e histórico, ROI, palavras chave, segmentação de contatos e muito mais.

HootSuite: É uma plataforma de gerenciamento de mídia social projetada para que as organizações executem estratégias de mídia social em várias redes de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e YouTube. Além das métricas tradicionais e de agendamento, também possui ferramentas de análise social e de análise competitiva. Entre os diferenciais está classificar os comentários do Instagram por sentimento (positivo ou negativo).

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