Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Comportamento do Consumidor

Pandemia faz consumo de material de limpeza crescer

Preocupação com a higiene do lar faz categoria ter alta em todo o mundo. Mercado de FMCG teve um desempenho histórico em 2020

Por Redação - 14/05/2021

A pandemia tornou os consumidores mais conscientes quanto à limpeza, especialmente de casa, o que acarretou um aumento significativo das vendas globais de produtos com foco em cuidados com o lar. Essa maior preocupação com a higiene de casa levou alvejantes e limpadores domésticos a experimentarem um aumento de 25% e 21%, respectivamente, tornando-se duas das seis únicas categorias que registraram crescimento de mais de 20% no mundo, segundo relatório Winning Omnichannel da Kantar.

O documento mostra que o mercado de FMCG (bens de consumo massivo) teve um desempenho histórico em 2020, com crescimento do valor global quadruplicando em 10% em relação a 2019 – o que representa US$ 220 bilhões a mais. Vinculada ao aumento do consumo alimentar das famílias em casa, a categoria ‘lava-louças’ ou ‘detergentes’ subiu 12%. 

Os produtos para lavar roupa, no entanto, não foram positivamente impactados pelo fato de as pessoas saírem menos de casa, e as vendas globais dessa categoria permaneceram estáveis em 2020, depois de experimentar um crescimento modesto de 5% em 2019. Não está claro se esses novos hábitos de limpeza se tornarão permanentes no pós-pandemia, mas no curto prazo eles parecem prontos para ficar e continuarão a impulsionar o crescimento no setor de FMCG em 2021.

A dinâmica de compra mudou e os consumidores estão abastecendo seus lares de forma diferente. A mudança mais relevante vista através do estudo foi nas compras de despensa. Há um novo balanço em casa: o abastecimento é hoje 14% mais frequente e, consequentemente, não tão intenso em unidades como em anos anteriores, e em vários países o comprador conseguiu reduzir seu tíquete. 

Isso destaca a necessidade de entender os papéis dos canais no contexto atual e trabalhar a relevância das categorias para o comprador, pois competem em uma cesta ampla, mas reduzida nesse tipo de missão.

Leia também: Bem-estar mental do consumidor na pandemia