Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Digital

Investimento das marcas no Facebook e no Instagram cresce 60%

Relatório Socialbakers mostra que alcance dos publiposts teve um aumento de 8% no mundo todo. Audiência do Instagram já é 35% maior do que a do Facebook

Por Redação - 11/05/2021

A Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, recém comprada pela Astute, acaba de divulgar seu novo relatório sobre mídias sociais e experiência do cliente, oferecendo uma visão aprofundada das tendências que tiveram maior impacto durante o primeiro trimestre de 2021. 

O investimento em anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram cresceu 60% na comparação com 2020, um aumento impressionante após um ano que já havia batido o recorde de investimentos nas redes sociais, segundo o mais recente relatório da Socialbakers. O alcance das publicações pagas na primeira rede de Mark Zuckerberg também foi maior no mundo todo, chegando a um crescimento global de 8% e de 23% na América do Norte. 

À medida que o espaço se tornou mais competitivo, o dinheiro investido em publicidade nas plataformas sociais também registrou um crescimento de mais de 30%. A Socialbakers, recém comprada pela Astute, prevê que 2021 será outro grande período para as equipes de Marketing de mídia social, com o comércio social e os recursos de compra no aplicativo se tornando ainda mais importantes à medida que as marcas procuram novas maneiras de agilizar a jornada do cliente. 

Em alguns setores específicos, os investimentos nas redes sociais disparam. O ramo automotivo, por exemplo, investiu cerca de 102% mais em publicidade na comparação anual. Já para a indústria de bebidas alcoólicas, o aumento foi de 81% e o comércio eletrônico chegou a investir 66% mais. 

Neste trimestre também foi possível identificar uma queda de 15% ano a ano nos patrocínios de influenciadores e também mostra que as questões sociais tiveram prioridade no Facebook durante o período, com um aumento de 141% em páginas do Facebook mencionando pessoas negras.

Audiência do Instagram já é 35% maior do que a do Facebook

Outro estudo realizado pela Socialbakers apontou que o Instagram ampliou sua liderança sobre o Facebook durante a pandemia. De acordo com o levantamento mundial, o público no Instagram já é 34,7% maior que na primeira rede social de Mark Zuckerberg, ante uma vantagem de 28% no primeiro trimestre de 2020. 

Além disso, o Instagram recebeu 22 vezes mais interações do que o Facebook, contra 16 vezes no primeiro trimestre de 2020. Apesar do aplicativo de fotos e vídeos ser a rede com maior público e melhor engajamento, 61,9% de todas as postagens dos perfis de marcas ainda são no Facebook, mesmo o número sendo menor em comparação com o segundo trimestre de 2020, quando a concentração de posts na rede representava 70,1%. 

Para a Socialbakers, as plataformas diferem na maneira como os usuários interagem com elas, sendo o Facebook frequentemente a escolha de conteúdo mais informativo e a melhor opção para alcançar segmentos específicos do público e transformar leads em clientes. Já o Instagram é altamente eficaz para promover o engajamento e alcançar grandes públicos e é cada vez mais o lugar certo para as empresas se mostrarem de maneira criativa, estimularem engajamento e aumentarem o reconhecimento da marca. 

Quando se trata de quantidade de posts no Brasil, é possível perceber que o montante de publicações é quase o mesmo, mas, ao contrário do que acontece no mundo, a audiência das marcas é menor no Instagram, mesmo o engajamento sendo muito maior. Ainda segundo o estudo, a quantidade total de tempo que usuários passam no Facebook voltou aos níveis pré-pandêmicos, uma tendência que começou no segundo trimestre de 2020. 

Leia também: Customer Centricity – como garantir a satisfação do consumidor