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Comportamento do Consumidor

Setor de Casa & Decoração ganha destaque entre internautas brasileiros

Investir em casa significa investir em bem estar e, por isso, 17% dos consumidores aumentaram o investimento em equipamentos tecnológicos para o lar

Por Redação - 26/04/2021

Após mais de um ano de pandemia, as regras de isolamento social fizeram com que os brasileiros passassem mais tempo em casa. Diante do atual cenário, foi necessário adaptar as residências para versões do escritório, do restaurante, da escola, do barzinho e até da academia. Insights do Target Group Index Flash Pandemic mostram que quase oito em cada 10 usuários de internet afirmaram ficar mais em casa durante a pandemia, 72% afirmaram que sempre buscam novas ideias para melhorar a casa e 42% deles aumentaram os gastos com melhorias para o lar, segundo dados do Data Stories, da Kantar Ibope. 

Investir em casa significa investir em bem estar e, por isso, 17% aumentaram o investimento em equipamentos tecnológicos para o lar. Transformar a residência em uma casa conectada passou a ser considerado importante: 14% dos usuários de Internet possuem Smart Devices ativados por voz (iluminação, alto falante, cortinas inteligentes, entre outros). 

Além disso, 15% aumentaram os gastos com contratos de Internet; 12% aumentaram o investimento em equipamentos domésticos e 12% aumentaram os gastos com jardinagem/ faça você mesmo. Com o receio de trazer pessoas para dentro de casa para realizar pequenos reparos ou melhorias, as pessoas resolveram colocar a mão na massa. Com isso, a busca por conteúdo relacionado à decoração e faça você mesmo ganhou força.  

Entre as pessoas que assistem vídeos no Youtube 43% afirmaram ter visto vídeos tutoriais/ instruções. O número é 12% maior do que em 2019. As redes sociais são outra fonte de inspiração para as pessoas que buscam referência para a decoração de casa. Nesse sentido, o Pinterest se destaca e o consumo dessa plataforma aumentou em 2020. No ano passado, inclusive, a rede social fez uma ação com influenciadores focado em inspiração nos mais diversos temas. A quantidade de usuários de Internet que acessaram o Pinterest aumentou 30% entre 2019 e 2020, de acordo com o estudo da Kantar. 

E-commerce de material de construção 

Por mais que lojas de material de construção sejam considerados serviços essenciais, a quantidade de pessoas que fizeram compras online aumentou 9% entre 2019 e 2020. Um detalhe chama a atenção: 8% das pessoas que fizeram compras online, compraram material de construção e/ou decoração. O perfil de quem faz compras online nessa categoria indica que são pessoas mais confortáveis com o e-commerce do que a média dos outros usuários de Internet. 

Conquistar esse público passa a ser cada vez mais relevante. As impressões publicitárias no digital do setor Casa e Decoração tiveram um crescimento de 35% nos três primeiros meses desse ano comparado ao mesmo período de 2020. 

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