Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Digital

Saiba qual é o cenário para os empreendedores em 2021

Painel Jornada Empreendedora do Key Trends 2021 apresenta dicas e projeções para quem deseja investir em um negócio no próximo ano. Modelo de startup veio pra ficar

Por Priscilla Oliveira - 09/12/2020

O ano de 2020 trouxe inúmeros desafios aos empreendedores de todos os segmentos por causa da pandemia, mas o que pensou-se ser o fim, acabou por se tornar uma grande oportunidade de inovação. Diversos lojistas, por sua vez, precisaram adaptar seus negócios para a  Era Digital – a categoria de Moda evoluiu 50 anos em poucos meses, por exemplo.

O receio de investir no próximo ano, no entanto, não deve existir: o ano de 2021 abre portas para quem deseja apostar no mercado financeiro e lançar inovações. Por isso o modelo startup veio para ficar, como foi apontado no Key Trends, evento de perspectivas e tendências organizado pelo Mundo do Marketing e Kmaleon para ajudar os profissionais de Marketing e empreendedores a se planejarem com mais confiança para o próximo ano.

O primeiro painel no segundo dia de evento foi conduzido por Matheus Emboava, Co Fundador da Kmaleon e novo Partner do Mundo do Marketing e trouxe como convidados Carol Paiffer, CEO e sócio-fundadora da ATOM S/A e investidora no Shark Tank Brasil, e Alexandre Barros, Head do hub de inovação Nexus. Um elemento-chave da conversa mostrou que os empreendedores brasileiros devem deixar o medo de lado e apostarem nas portas que se abriram com a atual situação.

Uma delas é de entrar no meio digital e ampliar o número de cliente e, consequentemente, o de vendas. “O comércio na rua sabia que uma hora teria que ir pro digital e a pandemia acelerou o assunto. O caminho foi forçado, os empreendedores tiveram que se reinventar. Será um ano de resultados, os investimentos não param. O dinheiro não some, ele muda de estratégia, então é preciso acompanhar esse trajeto”, contou Alexandre Barros.

Inovação que não tem volta

O Head da Nexus também apontou que as startups devem continuar em ascensão, uma vez que o processo de inovação não tem volta e citou os números de venture capture que estão cada vez maiores. “Se você resolve uma dor as pessoas compram. O modelo foco no cliente, ágil e com resultado é a saída”, pontuou.

Outro detalhe é de enxergar a crise como um momento oportuno de crescimento e não para paralisar. Apesar de parecer que 2021 será um ano apático, a visão dos especialistas é de retomada. Alexandre Barros indica que os empreendedores invistam o dinheiro, uma vez que essa não será a última crise. “2020 foi um ano de oportunidades para se posicionarem no online. Agora o ponto-chave é fazer caixa para surfar nos momentos de crise”, indica.

Para isso, será preciso estudar bastante o mercado financeiro e escolher qual proposta será a melhor – como por exemplo, o smart money. “Faça planos nesse fim de ano para ser multi-receita em 2021. As pessoas querem ganhar dinheiro, mas não querem fazer conta. O mercado financeiro está aí para todos”, afirma Carol Paiffer.

A CEO da ATOM também chama atenção para dois pontos que merecem atenção do empreendedor brasileiro: o primeiro, mudar a mentalidade pelo valor do dinheiro. “Somos o país do endividamento e compramos o que não está na nossa realidade. É preciso parar de gastar mais do que se tem”, pontuou. O segundo ponto é sobre o aumento de mulheres investidoras.

Para executiva, o perfil conservador feminino ajuda na tomada de decisão e riscos, porém é necessário que elas busquem uma pessoa arrojada para ajudar, porque ficar na zona do conforto não fará alavancar receita. “A agressividade é importante, mas saber dosá-la também”, conclui.

Mesmo aqueles que não pensam em abrir um negócio podem utilizar a visão empreendedora para transformar suas vidas. O intraempreendedor – aquele que mesmo sendo funcionário de uma empresa busca soluções e novas estratégias – é um perfil bastante procurado no mercado de trabalho. A “visão de dono” traz vantagens. “Não é o abrir uma loja que torna alguém empreendedor, mas ter o comportamento de um, tendo o propósito de realizar ideias e sonhos”, afirma Alexandre Barros.

Reveja a íntegra do painel “Jornada Empreendedora” no vídeo abaixo. E para ver todas as palestras do Key Trends 2021, acesse gratuitamente este link.