Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Mercado

Faturamento de empresas de turismo tem pior desempenho em setembro, segundo FecomercioSP

Estudo mostra retração de quase 65% entre companhias aéreas comparando o mês de setembro deste ano com o de 2019

Por Thiago Terra - 18/11/2020

O setor de turismo do Brasil perdeu R$ 41,6 bilhões em relação ao faturamento das empresas entre março e setembro deste ano, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (SP). Se comparado ao mesmo período de 2019 a queda representa 44% e, especificamente no mês de setembro, o faturamento do turismo nacional teve seu pior desempenho desde 2011, com R$ 8,6 bilhões, números 37,6% menores que o mesmo mês em 2019. 

De acordo com a pesquisa da FecomercioSP o setor de turismo não dá sinais de retomada, principalmente pelo setor de transporte aéreo. Ainda no mês de setembro, o faturamento das companhias aéreas foi 64,6% menor que ano passado. 

Além disso, agentes de hospedagem e alimentação também tiveram queda de faturamento de 37,3%, enquanto as locadoras de carros perderam 14,8% no mês de setembro de 2020 em comparação com 2019. O estudo feito pela FecomercioSP é baseado na Pesquisa Anual de Serviços e na Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, assim como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels