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Qualidade de produto, atendimento ao cliente e marketing são pontos-chave para se diferenciar no vasto campo da internet

O ambiente de negócios online encontra-se cada vez mais disputado a cada ano que passa

Por Daniel Antunes - 29/09/2020

O ambiente de negócios online encontra-se cada vez mais disputado a cada ano que passa. Conforme o tempo segue seu fluxo, mais e mais empresas em vários ramos investem recursos em realizar vendas a partir da internet, seja em âmbito local, nacional ou internacional. E, independentemente do tamanho da empresa, esse investimento no âmbito virtual dos negócios torna-se inevitável.

Assim, fica cada vez mais difícil também achar vias de diferenciação no mercado. Mesmo quando os bens e serviços oferecidos são produtos únicos da empresa em questão, esse degrau de diferenciação não basta para que se consiga uma fatia relevante do mercado em que a companhia está inserida. Para que isso seja verdadeiramente efetivo, é preciso ir além, provendo para o cliente mais do que o bem ou o serviço que seja parte de sua demanda.

Um dos diferenciais que ainda se encontram em voga, e assim permanecerão por muito tempo, é a qualidade do produto oferecido. No mundo dos investimentos, por exemplo, o software MetaTrader 4 é utilizado por vários investidores do mercado financeiro, sendo recomendado por renomadas corretoras de valores a seus clientes. Por se tratar de uma plataforma de investimentos online, a partir do momento em que o cliente faz o download do MetaTrader 4, ele tem reunidos, em um um único lugar, múltiplos mercados financeiros de diversas partes do planeta, aos quais passa a ter acesso de forma prática e simples, pois o software pode ser manejado diretamente do computador ou de celulares e tablets que usam sistema iOS ou Android, bem como via web. Além disso, os usuários passam a ter acesso, entre outros, a indicadores técnicos e assessores especializados, que são programas que permitem a aplicação de estratégias automatizadas em termos de investimentos.

Esse tipo de produto cria uma relação de fidelidade com o público, de maneira que seus usuários dificilmente irão se desfazer do hábito de usar o programa por ele ser tão simples e, ainda assim, tão vasto. As empresas que desenvolvem produtos semelhantes, por sua vez, devem almejar construir uma relação similar com sua clientela por meio dos softwares que utiliza e também de outros serviços que oferece.

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Atendimento ao público para estabelecer boa reputação no mercado

Outra ferramenta com grande poder de potencial para alcançar a diferenciação necessária para o sucesso no mercado online é o atendimento ao cliente e ao público em geral. Um estudo realizado pela empresa Salesforce em 2016 revelou que há uma forte interação entre a percepção de marca e a qualidade do serviço de atendimento prestado pela empresa. Isso é algo que ajuda a garantir aos setores responsáveis por este atendimento um nível de acesso a recursos que possam manter e implementar seu bom funcionamento.

Ao mesmo tempo, o serviço de atendimento ao cliente também tem passado por uma revolução própria. O uso da tecnologia em “nuvem” para melhorar o atendimento ao cliente, integrando de forma eficiente soluções de voz sobre IP e até de inteligência artificial no serviço de contato da empresa com seu consumidor, são formas de melhorar essa área da empresa.

Marketing ainda em voga

O último fator a ser lembrado, ainda que esteja longe de ser o menos importante, são o próprio marketing e a propaganda do negócio. Ainda que as formas mais tradicionais de propaganda, que são aquelas feitas através de comerciais de televisão, anúncios em jornais e revistas impressos e participações em programas de rádio, estejam cada vez mais em desuso, estes foram tão-somente trocados pelo meio e mensagem transmitidos de forma online em páginas de internet e também em serviços de busca.

Uma empresa inteligente fará investimentos desde já em anúncios do Google não só para aparecer nas buscas do serviço, mas também para marcar presença nos banners da empresa em websites que usam o famigerado AdSense. Além disso, é importante também ter uma presença marcante nas mídias sociais, principalmente no que tange ao cerne de interação com a clientela.

Essa interação só poderá ser feita de maneira efetiva se a companhia souber qual é o seu público-alvo e se tiver seus interesses e objetivos bem delineados. Através desses pontos, moldam-se formas de interação mais intensas entre a marca e o público, fazendo com que o reconhecimento de marca se fortaleça entre os clientes que já são parte do rol da empresa e também entre clientes em potencial.

Assim, pode-se dizer que o triunvirato básico é a qualidade do produto oferecido, a manutenção e a eventual melhora da qualidade de atendimento ao cliente e o lançar mão das ferramentas de marketing e propaganda para firmar o reconhecimento da marca entre o público-alvo da companhia. Seguindo essas lições, qualquer empresário verá que é possível se destacar no vasto campo virtual que é a internet.

*Este artigo foi enviado por Daniel Antunes, escritor freelancer.