Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Pesquisa

Renner é a marca que o consumidor sente mais falta durante a quarentena, diz pesquisa

Estudo Saudade de Marca, feito pela consultoria Why, também mostra marcas que ganharam a simpatia dos brasileiros por oferecer soluções diferentes durante a pandemia

Por Thiago Terra - 16/09/2020

Aquilo que os brasileiros mais sentem falta de fazer por conta da pandemia é sair de casa e se reunir com os amigos em festas e confraternizações. Em relação às marcas, Samsung, Cinemark e Burger King são as três principais que deixaram saudades nos consumidores desde o começo do isolamento social.

Este é o resultado da pesquisa Saudade de Marca, feita pela Why, empresa de consultoria de marca e design, em parceria com a Bridge Research, referente ao mês de agosto de 2020. Segundo o estudo, o brasileiro também sente falta de encontrar seus familiares (15%) e, entre as atividades, sair para comer fora é o mais citado, com 30%. Em seguida, ir ao cinema e fazer compras em lojas físicas são as atividades que dão mais saudades aos consumidores, com 15% e 7%, respectivamente.

Considerando estas atividades, a pesquisa aponta que marcas que mais fazem mais falta nos segmentos de restaurantes e vestuário são Burger King, Outback e McDonald’s, com 2% e Subway com 1%. Já na categoria de roupas, Zara e Riachuelo aparecem com 3%, contra 1% de citações para Nike, Adidas e Renner.

Quase 30% dos entrevistados afirmam que começaram a usar novas marcas que não conheciam ou que não consumiam antes da pandemia. O estudo Saudade de Marca também mostra as marcas que conquistaram espaço na mente e coração dos consumidores no período da pandemia. O iFood registrou o maior índice neste quesito com 14% das pessoas afirmando que o serviço resolveu um problema do dia a dia. 

Com 9%, a Amazon aparece em segundo lugar por levar divertimento para a vida dos entrevistados. A Magalu ocupa a terceira posição, com 5%, e, segundo a pesquisa, a marca resolveu um problema do cotidiano do consumidor. Nike e Nivea estão juntas, com 4%, ambas por ajudarem a manter a autoestima das pessoas em alta. 

Dos consumidores que descobriram novas marcas durante a pandemia, 47% deles dizem ter influência de amigos e familiares, 39% das propagandas em sites e 33% chegaram via anúncios do Instagram. O formato digital mostra sua força durante a pandemia já que as propagandas em TV e nas ruas estão bem atrás, com 14% e 12%, respectivamente.

O estudo foi realizado com 474 entrevistas online com homens e mulheres de todo o país, com mais de 18 anos e renda familiar a partir de 2 salários mínimos. Confira abaixo o ranking das dez marcas que o consumidor brasileiro mais sente falta durante a quarentena.

1. Renner
2. Samsung
3. Cinemark
4. Burger King
5. Riachuelo
6. McDonald’s
7. Adidas
8. Nike
9. Zara
10. Americanas