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Planejamento Estratégico

6 diferenças entre Agile Marketing e o Marketing tradicional

Conheça as principais diferenças entre as estratégias de Marketing mais tradicionais e o modelo de gestão baseado no modelo

Por Thiago Terra - 28/07/2020

A Transformação Digital não está mais batendo a porta das empresas. Com a pandemia, principalmente, ela entrou de vez nas salas de reuniões de Marketing e mostra que a tecnologia veio para ficar. Isto significa que diversas características do que conhecemos como Marketing ‘tradicional’ estão se mostrando cada vez mais obsoletas diante das mudanças que os novos sistemas trazem para o setor.

Uma das principais ferramentas que estão sendo utilizadas pelas empresas é o Agile Marketing, conceito que busca solucionar uma demanda a partir de sua divisão em diferentes e menores tarefas. Além disso, essas tarefas são realizadas em curtos períodos e no final de cada um deles há uma entrega, como uma forma de diminuir o caminho até o objetivo final.

Na prática, o Agile Marketing pode ser implantado a partir de três passos simples. O primeiro é a escolha de uma ferramenta de gestão de equipes que organize tarefas semanais, por exemplo, com cada colaborador registrando suas atividades. Em seguida, a partir de uma reunião de planejamento semanal a equipe se mantém alinhada com o projeto para que cada um saiba qual a sua importância.

O último passo é manter a constância em reuniões diárias para saber dos colaboradores quais foram suas maiores dificuldades e como anda a entrega das tarefas. É importante entender que o Agile Marketing é uma forma de otimizar os processos com equipes multifuncionais e enxutas, focadas em melhoria contínua da companhia. Este modelo de gestão busca potencializar a execução de tarefas e, consequentemente, dos resultados de uma empresa.

Vantagens de aplicar Agile Marketing

- Mais produtividade

- Fazer o que é importante, com foco no cliente

- Flexível a mudanças

- Comunicação mais fluida e eficiente

Diferenças entre o marketing tradicional e o Agile Marketing

Para mostrar que a tecnologia tem muito a contribuir com o cenário atual, reunimos as seis diferenças entre o Agile Marketing e o marketing que fazemos hoje, de acordo com a Didietrich, empresa focada em transformação digital, para que seja mais fácil perceber o rumo que o profissional de Marketing deve tomar a partir de agora. Conheça as diferenças entre o Agile marketing e o marketing tradicional.

Marketing Tradicional

- Planejamento anual extenso

- Planejamento de campanhas de 3 a 6 meses

- Seguir o plano que sempre foi feito

- Budget alocado em grandes campanhas

- Campanhas para todos

- Estrutura em silos

Agile Marketing

- Planejamento trimestral On Page com objetivos para alinhar todos na mesma direção

- Interação contínua: comece pequeno e vai aprendendo e melhorando

- Seguir os dados

- Equalizar budget para manutenção, melhorias e para inovação

- Foco em persona e no que tem valor para elas

- Grupos multidisciplinares produzindo e acompanhando juntos o resultado