Ferramentas de Automação de Marketing: como escolher a melhor para o seu negócio
Conheça três ferramentas de Automação de Marketing disponíveis no mercado e saiba como fazer para escolher a plataforma mais eficiente para sua empresa
Cada vez mais empresas entendem que as ferramentas de Automação de Marketing são fundamentais para a aplicação da transformação digital. Desta forma, os gestores conseguem otimizar a operação de uma empresa em relação à tempo, ROI e até o relacionamento com o cliente.
Porém, a cada dia surgem novas plataformas e softwares que prometem entregar tudo aquilo que as empresa precisam e isto pode tornar a busca um pouco mais demorada.
Certamente, os empresários que investem em ferramentas de Automação de Marketing esperam extrair o máximo possível de sua estratégia e, por isso, precisam escolher a ferramenta certa.
Entenda as ferramentas de Automação de Marketing
Antes de mais nada, é preciso entender que aplicar estas ferramentas de automação deve estar sempre alinhado com o objetivo de melhorar a produtividade da empresa e, consequentemente, os seus resultados.
- Os aspectos principais que são impactados por estas ferramentas são:
- Otimização do tempo
- Redução de custos
- Relacionamento com o cliente
Para ajudar você a escolher a melhor solução para o seu negócio, listamos abaixo três Ferramentas de Automação de Marketing que estão sendo usadas amplamente em diferentes modelos de negócio.
A plataforma RD Station, criada pela Resultados Digitais, é referência em automação de Marketing no Brasil a partir do conceito SaaS (software as a service, ou software como serviço), que oferece agendamento e disparo de e-mails; fluxos de nutrição e análise e scoring (pontuação) de leads; landing pages e postagens programadas em redes sociais. A ferramenta possibilita a segmentação automatizada de mensagens para cada grupo de leads, em horários específicos para gerar maior engajamento da persona. Outro diferencial são as diferentes possibilidades de integração, incluindo WhatsApp Business.
Esta é uma plataforma focada no gerenciamento de leads e mensagens em redes sociais (SAC 2.0), totalmente baseado em análises de métricas como taxas de conversão e desempenho de landing pages.
Além disso, uma de suas principais funções é o lead scoring, uma pontuação que indica o estágio em que o lead se encontra. A partir destes dados a ferramenta de automação de Marketing consegue reduzir o valor do CAC — Custo de Aquisição por Cliente já que apenas os potenciais consumidores são contatados.
Assim, a empresa pode evitar investimentos equivocados e garantir um retorno mais assertivo sobre suas ações. Por outro lado, a HubSpot também oferece gerenciamento de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing para blogs, sites, anúncios, marketplaces, assim como campanhas de e-mail Marketing.
Aqui a especialidade é a otimização de campanhas de email Marketing a partir de um software gratuito, apesar de sua interface não ser traduzida para o português.
Talvez por isso, esta ferramenta de automação de Marketing tenha um visual intuitivo, ou seja, fácil de compreender as etapas do processo de otimização.
O MailChimp tem entre suas principais características a integração com as redes sociais através de anúncios em plataformas como Facebook, Instagram e Google. Sem contar a capacidade de agendar e disparar e-mails, monitorar campanhas e a segmentação de contatos.
Compare as ferramentas de automação com a Kmaleon
Mesmo sabendo mais sobre estas ferramentas, a tomada de decisão para a escolha da melhor delas é uma tarefa difícil. Pensando nisso, a Kmaleon oferece a chance de você comparar cada uma das ferramentas disponíveis no mercado antes de decidir.
A plataforma conta com mais de 50 categorias de software onde o usuário pode pesquisar e comparar antes de começar adquirir um. Além disso, a plataforma ainda ajuda os interessados a tirar todas as dúvidas sobre cada uma das ferramentas.