Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Digital

ERP: Entenda o Poder dessa Ferramenta para a Gestão Empresarial

As ferramentas de ERP ajudam os profissionais na gestão administrativa e na estruturação de processos mais ágeis de um negócio. Confira o que é um sistema de ERP, quais são os benefícios que ele entrega e onde encontrar o ideal para a sua empresa

Por Jéssica Fernandes - 14/07/2020

Quem cuida da gestão administrativa de uma empresa sabe que uma das maiores dores de cabeça é a burocracia das atividades, as tornando exaustivas e demoradas, principalmente quando falamos em gestão financeira.

Além disso, trabalhos manuais em serviços administrativos estão sempre sujeitos a falhas operacionais, que podem fazer com que um negócio perca dinheiro, mesmo com processos muito bem estruturados.

O ERP, Enterprise Resource Planning, é uma ferramenta para gestão empresarial integrada. Ele funciona como um sistema administrativo que conecta todos os setores de um negócio. A sua função é tornar processos como gestão de pedidos, estoque, compras e financeiro menos burocráticos e mais automatizados.

Com essa ferramenta, você pode dar adeus as suas infinitas planilhas de excel e dormir tranquilo com a segurança de que seu sistema está guardando todas as informações importantes sobre o seu negócio. 

Atualmente, a maioria dos ERPs estão incorporados a nuvem, ou seja, permite que você acesse as informações da sua empresa em qualquer computador, de forma segura.

Com um sistema integrado a todos os setores, fica mais fácil compartilhar informações entre departamentos. Assim, você evita desalinhamento de dados e consegue acompanhar os processos diariamente.

Para ilustrar, imagine que você tem uma loja online e que também comercializa os seus produtos em 3 marketplaces:  Magazine Luiza, Mercado Livre e Submarino.

Imagine fazer a gestão manual das entradas de pedidos, confirmação de pagamento e controle de estoque?

Isso certamente demandaria muito tempo e trabalho!

As ferramentas de ERP permitem que você integre a sua plataforma de e-commerce e o seu sistema integrador de marketplace, tornando a gestão de estoque dinâmica e a gestão de pedidos mais rápida.

Com todas as informações conectadas, você diminui as chances de cometer falhas tais como, vender produtos já esgotados e ainda terá mais tempo para realizar um atendimento ao cliente mais eficiente.

Veja outro exemplo de como economizar seu tempo e, consequentemente, o seu dinheiro, com o ERP:

Bastam alguns cliques e você consegue emitir um documento específico, com todas as informações necessárias. Se você precisasse fazer o mesmo documento manualmente, isso certamente demandaria muito mais tempo e uma dor de cabeça desnecessária.  

Outra grande vantagem é que esses sistemas possibilitam a geração automática de boletos, notas fiscais eletrônicas (NF-e) e o DANFe (documento auxiliar a nota fiscal eletrônica). Tudo isso de forma automatizada!

Por isso, se você está buscando organização e melhores processos para seu negócio, você precisa de um ERP!

Como encontrar o Sistema ERP ideal para seu Negócio?
Atualmente existem ferramentas que atendem a todos os segmentos e tamanhos de empresas. É possível encontrar sistemas desde os mais simples e econômicos (para empresas pequenas), até os mais sofisticados, com uma vasta lista de funcionalidades e integrações (para empresas de grande porte).

Opção no mercado é o que não falta!

Por isso, verifique primeiro exatamente a real necessidade da sua empresa antes de buscar pelas opções disponíveis.

Ao responder as perguntas abaixo, você terá um norte melhor do que você precisa: 

- Qual é o porte e segmento da empresa?

- Quais outras ferramentas que a empresa usa ou gostaria de usar?

- Quanto tempo demandaria para treinar minha equipe?

- Tenho alguma necessidade específica?

- Entender qual é o segmento que a ferramenta mais atende é fundamental, pois a lista de funcionalidades oferecidas pode variar de acordo com a especialidade do mercado que o ERP atua.

- Existem opções para empresas que vendem online, para multinacionais, para o mercado médico-hospitalar, etc.

Por isso, além das informações que a empresa da ferramenta te fornece, é importante analisar as opiniões dos usuários que as utilizam. Assim, você conseguirá identificar como que o sistema está ajudando àquela empresa e se é essa a solução que você está precisando.

Você encontra esse tipo de informação em plataformas de reputação de softwares, como a Kmaleon. Para auxiliar ainda mais, trouxemos alguns depoimentos de usuários sobre as ferramentas de ERP que utilizam:

"Ferramenta perfeita para empresas MUITO pequenas"

Veja o depoimento completo

"Solução ERP barata pelo que oferece"

Veja o depoimento completo

"Promove controle e fluidez nos processos diários de nossa empresa"

Veja o depoimento completo

“Ágil, robusta e sempre à mão! A melhor amiga do meu negócio!"

Veja o depoimento completo

"Ótimo programa de custo e benefício"

Veja o depoimento completo

Além disso, recomendamos que você avalie qual é a nota que os clientes dessas ferramentas estão atribuindo a elas. A seguir, consulte as ferramentas de ERP que estão mais bem avaliadas de acordo com os usuários.