Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Comportamento do Consumidor

Youtube lidera entre plataformas de streaming durante pandemia no Brasil

Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil também mostra que 88% dos entrevistados fizeram ao menos uma videochamada a partir de seu smartphone neste período

Por Thiago Terra - 26/06/2020

Com o objetivo de analisar o consumo de transmissões ao vivo (lives) e de videochamadas a partir de aplicativos no Brasil, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil, registrou que 88% dos entrevistados fizeram uma videochamada entre 6 e 13 de maio com seu smartphone no país.

Esta é, inclusive, a prática mais comum para 90% dos brasileiros entre 16 a 49 anos, segundo o estudo. Tanto pessoas das classes A e B quanto C, D e E disseram ter aumentado as frequência das videochamadas pelo celular, 65% e 48%, respectivamente. Já o aplicativo mais popular para este tipo de comunicação por vídeo é o WhatsApp, com 95% da preferência, de acordo com a pesquisa. Além do mensageiro instantâneo, o estudo listou em segundo o Messenger (30%), seguido por Skype (26%) e Zoom (22%).

A partir do isolamento social impulsionado pela pandemia, as transmissões ao vivo, ou lives, em dispositivos móveis como os smartphones foram vistas por 75% dos internautas brasileiros. Este hábito é mais comum entre pessoas de 16 a 29 anos (83%). O nordeste é a região que mais consumiu transmissões ao vivo no período pesquisado, atingindo 84%. 

O estudo também mostra que a assinatura de serviços de streaming cresceu 13% se comparado ao ano passado e, entre as plataformas mais usadas o YouTube é o líder com 84%, seguido pelo Instagram (54%) e Facebook (41%). O estudo Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil entrevistou 2.017 brasileiros maiores de 16 anos com acesso à internet e que possuem smartphone.

Saiba mais também no estudo Vídeos curtos: da febre entre Centennials ao lazer na pandemia – conteúdo exclusivo para assinantes.