Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Comportamento do Consumidor

Brasileiros optam por nova forma de pagamento por causa da pandemia

Pesquisa feita pela Mastercard mostra consumidores mais propensos ao uso de pagamentos digitais e sistema de reconhecimento de impressão digital é a forma mais segura

Por Thiago Terra - 22/06/2020

De acordo com uma pesquisa feita pela Mastercard, 75% dos brasileiros entrevistados gostariam de fazer pagamentos em tempo real e 53% deles afirmam gostar da ideia de usar essa forma de pagamento a partir de aplicativos de mensagens ou mídias sociais. Além disso, o estudo mostra que os principais benefícios das ferramentas de pagamentos digitais  para os entrevistados é a facilidade e conveniência.

No Brasil, os pagamentos eletrônicos já representam 44% do consumo de acordo com dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Os entrevistados afirmaram ainda que, até 2030, 55% deles esperam que todas as transações financeiras sejam realizadas instantaneamente.

Já em relação à pandemia, 56% dos brasileiros mudaram o comportamento em relação à forma de pagamento, com cerca de 75% deles usando pagamentos digitais. Porém, 15% dos entrevistados disseram que não experimentariam um novo método de pagamento principalmente por causa da preocupação com a segurança. 

Nesse sentido, a pesquisa destaca também que o sistema de reconhecimento de impressão digital é a forma mais rápida e segura de autenticar pagamentos para 89% dos participantes da pesquisa. O celular é o mais citado por mais de 70% dos respondentes entre os dispositivos ideais para pagar todas as formas de transporte público.

Até 2030, mais de 40% dos entrevistados acreditam que as lojas não aceitarão mais pagamentos em dinheiro; 27% esperam fazer pagamentos via assistentes virtuais; e 25% creem que não haverá mais agências bancárias no país. A pesquisa foi conduzida pela Kantar, via internet, entre 26 e 30 de maio, com 508 pessoas com conta bancária e smartphone.