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Como as estratégias visuais destacam as lojas online

À medida que os smartphones se tornavam uma verdadeira extensão do braço humano, as pessoas começaram a estar cada vez mais atentas à expressão visual

Por | 03/03/2020

publicidade@mundodomarketing.com.br

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A grande concorrência criada pelas estruturas laborais e sociais no século XXI tornam muito complexa a entrada de novas marcas no cenário de grande saturação empresarial em e-commerce. A adoção de estratégias de marketing funcionais torna-se, por isso, fundamental para garantir bons resultados. Entre os vários elementos do marketing, encontramos o marketing visual. Venha saber as razões que tornam o marketing visual tão importante e como pode garantir que potencia a sua marca pela criação de um bom logótipo.

Ao longo dos últimos anos, a mutação a que fomos assistindo no mundo aconteceu com uma rapidez sem precedentes. À medida que os smartphones se tornavam uma verdadeira extensão do braço humano e que a vida começava a girar em torno da telinha do celular, as pessoas começaram a estar cada vez mais atentas à expressão visual do mundo.

A época atual é, de facto, muito marcada pela imagem. O meio visual é o primeiro ponto de conexão das pessoas com as marcas e os eventos, havendo, em todo o lugar, uma exposição quase permanente a estímulos deste tipo. Assim sendo, quando um empreendedor digital quer lançar uma marca, um aspeto que sabe que tem de considerar é justamente o da comunicação visual de sua empresa. Uma empresa que não se destaque visualmente das restantes, dificilmente chamará a atenção dos públicos aos quais se dirige.


Sabendo disso, os empreendedores digitais começam a lançar-se na aprendizagem das estratégias de marketing visual, tentando sobressair face às marcas concorrentes. Afinal, no Brasil, os números indicam que, apesar do crescimento imenso do e-commerce (cerca de 37,5% de crescimento em 2019), ainda existe uma grande margem de falha (80% no primeiro ano e meio, segundo o SEBRAE).

Entre as variadas estratégias visuais, uma das mais importantes se prende com a criação do logótipo, sendo importante saber como desenhar um logotipo que ajude a marca a atingir o sucesso desejado e a sobressair, mesmo perante a atual saturação do mercado.

A análise das tendências e o marketing visual

Quem tem uma empresa em suas mãos e deseja lançar a sua marca de forma eficaz não pode deixar de estudar o mercado, para saber, ao certo, quais são as tendências do momento e como essas podem ser integras na sua estratégia.

A avaliação das tendências poderá ser orientadora na definição dos produtos a comercializar, nas formas de trabalho empresarial, na publicidade realizada e até na própria criação dos elementos de identidade, incluindo a identidade visual, correspondente ao logótipo.

Seguir as tendências no momento de criar um logótipo pode fazer com que a sua expressão seja muito maior e o encontro com esta imagem motive um maior interesse e curiosidade no público-alvo.

Acreditar no valor da simplicidade

A expressão "por vezes menos é mais" tem marcado muitas das tendências minimalistas do século, o que inclui a área do marketing. Muitas vezes, um criativo ganhará mais ao evitar as criações mais excêntricas, focando-se no que é simples de identificar, com pouco ruído visual e cativante. As escolhas visuais de um site, da publicidade dos cartazes e eventos online e mesmo o logótipo podem ganhar muito numa aposta mais simples.

O princípio da originalidade

Na criação das estruturas de marketing visual, é fundamental que se procure, além da simplicidade, ser o mais original possível, para que o público consiga, por entre as várias marcas existentes, identificar a sua.

A originalidade motiva a confiança, a curiosidade e a fidelização dos clientes, fazendo com que as pessoas sintam maior tendência para abrir seus links e para adquirir seus produtos. Muitas vezes, a similaridade com marcas já existentes faz com que o consumidor assuma que os produtos são uma cópia inferior da marca que já conhecem.

*Guest Post: conteúdo de responsabilidade do anunciante.

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