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Desafios para a indústria e profissionais de Marketing para 2020

Estudo Tendências & Previsões de Mídia, feito pela Kantar, apresenta cenário para anunciantes e agências diante de novas demandas e comportamentos do consumidor

Por | 05/02/2020

pauta@mundodomarketing.com.br

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A chegada de um novo ano é o momento em que agências e anunciantes iniciam as estratégias de mídia para o período e nada melhor do que um estudo global para embasar as decisões de planejamento. Para começar bem 2020 a Kantar elaborou o Estudo Tendências & Previsões de Mídia em âmbito global para contribuir com a elaboração das estratégias.

A pesquisa teve como foco o "paradoxo digital" e a influência da tecnologia para redefinir o cenário da mídia para os próximos 12 meses mostrando oportunidades e desafios que os profissionais de Marketing enfrentarão durante o ano. De acordo com o estudo, os profissionais do setor de Marketing e os veículos de mídia terão como desafios desenvolver habilidades, modelos de engajamento e recursos de medição para conseguir engajar seus consumidores.

Ou seja, os novos canais de mídia e pontos de contato no meio digital tendem a tornar a conexão entre empresa e cliente cada vez mais difícil. Por isso, o material foi dividido em três temas: 

- Tendências tecnológicas para mídia

- Espaços para gerar confiança

- Contexto e catalisadores da mudança

Tendências tecnológicas para mídia

O 5G beneficiará diretamente o setor de Marketing multiplicando exponencialmente o alcance e o engajamento entre consumidores e empresas. Por outro lado, as plataformas de streaming ganham novos players rapidamente e, por isso, é preciso ficar atento ao mercado ainda desordenado, o que pode gerar fadiga entre os consumidores.

Além disso, as mídias precisam estar atentas à nova era da publicidade em áudio e, com ela os novos canais de áudio disponíveis para ajudar as marcas a ganharem mais destaque. Outra percepção gerada pela pesquisa é de que cada vez mais o conteúdo deve se aliar ao comércio já que o anúncio publicitário atual contraiu do ciclo de Marketing.

Espaços para gerar confiança

Em 2020 as marcas poderão equilibrar sua presença digital com experiências físicas, o que reflete em uma desaceleração no ritmo do crescimento da publicidade digital. Outra tendência é de que as marcas se tornarão mais radicais em 2020 e, por isso, é importante garantir que a estratégia de mídia esteja alinhada com os valores e propósitos das empresas.

Para amadurecer, o Marketing de influenciadores deve medir o que realmente importa com a colaboração das marcas para aferir as métricas em 2020. Outra tendência que será mais popular este ano é o e-sports, apresentando oportunidades de lucro para mídia e anunciantes.

Contexto e catalisadores da mudança

Cada vez mais marcas desenvolvem equipes próprias para elaborar conteúdos digitais e essa tendência permanecerá fazendo com que as agências e anunciantes saiam de suas zonas de conforto tradicionais. 

Além disso, as integrações entre publishers e parceiros de mensuração mudarão a forma de analisar métricas. Com a LGPD, a ética da privacidade de dados virá à tona e os profissionais de Marketing devem buscar iniciativas de personalização com a pessoa em primeiro lugar, antes da tecnologia.

Crédito imagens: Depositphotos

 

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