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Como profissionais de Marketing se destacam dos demais em lançamentos

Pesquisa feita pela Bain & Company, em parceria com o Twitter, mostra as principais características dos executivos americanos para ter sucesso nas estratégias de lançamento

Por Thiago Terra - 03/02/2020

Além disso, o estudo também mostra que o lançamento certo de uma campanha é mais importante hoje do que antes para as equipes de Marketing e que o uso das melhores práticas de lançamento podem resultar em taxas de crescimento de receita que variam de 1,5 a 2 vezes mais.

Os dados da pesquisa revelam que os lançamentos feitos de forma assertiva aumentaram em média 27% o crescimento das empresas em 2018 com foco em atingir os consumidores em diferentes canais. Ao todo, 75% dos participantes do estudo concordaram que os resultados de curto prazo de um lançamento são um indicador confiável para medir o sucesso a longo prazo.

Para ajudar os profissionais de Marketing no lançamento assertivo de produtos e serviços, a Bain & Company e o Twitter avaliaram estratégia, comportamentos e táticas mais usadas por empresas para definir o que separa os líderes do resto do grupo.

Aprender antes de iniciar 

Os profissionais líderes de lançamentos normalmente fazem coleta e análise avançada de dados e estudam as nuances das comunidades de consumidores. A pesquisa mostra que esses profissionais são duas vezes mais propensos a usar dados de escuta social para refinar suas estratégias de lançamento, mensagens e ofertas. Desta forma os executivos tornam-se duas vezes mais propensos a entender as prioridades do seu público-alvo.

Tom de voz 

Um dos principais objetivos dos profissionais de Marketing é transmitir uma voz autêntica e distinta para sua marca e assim se conectar emocionalmente com os consumidores. O estudo aponta que os líderes de lançamento têm duas vezes mais chances de desenvolver respostas emocionais, assim como afirmar que o público percebeu suas mensagens como autênticas.

Busca por influência

Os profissionais de Marketing que se destacam com lançamentos têm quase duas vezes mais chance de investir diretamente em públicos específicos que tenham maior probabilidade de se envolver com o conteúdo. Além disso, eles têm quase três vezes mais propensão para criar conteúdo compartilhável pelos fãs, que espalham a mensagem e ajudam a promover a marca.

Grande revelação

Os executivos líderes em estratégias de lançamento têm, segundo a pesquisa, aproximadamente duas vezes mais chances de usar três ou mais canais ao mesmo tempo ao lançarem um produto ou marca. Em média, usam seis canais ao mesmo tempo, incluindo as mídias sociais digitais, anúncios gráficos, pesquisa, campanhas impressas, mala direta e relações públicas.

Mudança de rota

Cada vez mais as organizações de Marketing fazem correções de curso rapidamente e os líderes de lançamento têm quase três vezes mais chances de monitorar todas as plataformas durante o lançamento e fazer ajustes em tempo real no conteúdo e na estratégia. Um dos motivos é que esses profissionais são 2,5 vezes mais propensos a ter os talentos corretos em suas equipes de Marketing.

Crédito imagens: Depositphotos