Como as estratégias do poker podem ser aplicadas no marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Como as estratégias do poker podem ser aplicadas no marketing

Muitos fatores que conectam o jogo com o Marketing e seria impossível mencionar todos em um único artigo. Por isso, como dica, que tal convidar seus colegas para uma partida?

Por | 29/01/2020

publicidade@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Photo by Charles Santamaria/Public domain

Para aqueles que estão sempre ligados no que acontece no mundo, não é uma novidade que o poker está ganhando cada vez mais adeptos. Muito do sucesso e constante crescimento desse esporte se deve às plataformas online, que nos últimos anos passaram a abrigar milhões de entusiastas de todos os cantos do globo.

"Mas o que o poker tem a ver com o marketing?", você pode estar se perguntando.  A resposta é: tudo ou quase tudo. Pode não parecer à primeira vista, mas essa modalidade, assim como outras atividades e competições que envolvem desafios mentais, pode nos ensinar muito sobre como agir em nossos cases e ambientes de trabalho.

Aqui, selecionamos aspectos e situações comuns do poker, traçando um paralelo sobre como elas podem ser úteis em nosso cotidiano profissional.

Estratégia

Um dos conceitos cruciais do poker, independente da modalidade disputada, é definir sua estratégia e que tipo de competidor você quer ser. Existem atletas mais agressivos que forçam decisões precipitadas dos oponentes e atleta mais pacientes que apenas aguardam para atuar nos erros dos adversários, mas uma constante entre os jogadores bem-sucedidos é uma estratégia bem delineada.

No mundo profissional, guardadas as devidas proporções e diferenças, a lição é a mesma. Para conseguir um case de sucesso é preciso se perguntar qual o estilo de cada cliente e quais objetivos ele quer alcançar, já que só assim será possível desenvolver a estratégia adequada para o trabalho em questão.

Concentração

A concentração é outro requisito fundamental para quem quer ter sucesso no poker. Estar focado na partida, observando as jogadas dos outros participantes e decidindo as ações subsequentes é um dos elementos cruciais que distinguem um atleta iniciante de um experiente.

Da mesma forma, no marketing é preciso se concentrar em cada tarefa do case em construção. Da primeira reunião ou brief do cliente até a entrega do trabalho finalizado, passando por cada etapa de desenvolvimento, manter a concentração é algo crucial para se alcançar o resultado esperado.

Atenção

Da mesma forma que um blefe pode confundir os adversários no poker, uma mensagem confusa pode confundir o público. Isso significa que não basta apenas estar focado, também é necessário ter atenção para cada detalhe.

Pequenos detalhes podem ter enormes impactos negativos ou positivos. Basta ver casos de frases, imagens e posts dúbios que geraram repercussões negativas enormes para algumas empresas. Do mesmo modo, pequenas ações bem pensadas e executadas podem ajudar uma marca a se estabelecer de forma positiva junto ao seu público.

Paciência

No poker de nada adianta fazer tudo certo e ser um ótimo esportista se o indivíduo não for paciente. É preciso ter a calma e a tranquilidade para saber quando e como agir com as cartas, evitando que os concorrentes percebam sua estratégia ou façam jogadas que te impeçam de atingir o objetivo que final.

No marketing, a paciência é necessária na elaboração do projeto, que deve ser cuidadosamente analisado e seguido para que não aconteçam erros como uma execução precipitada ou atrasada. Tenha calma sem ser lento e seja rápido sem ser afobado.

Photo by Pxhere / CC0 1.0

Flexibilidade

No esporte das cartas uma estratégia que parecia ótima no início da partida pode não ser mais tão efetiva ao longo das rodadas. Por isso, além da paciência para controlar os ânimos e impulsos que possam surgir em um momento de desespero, é preciso saber ser flexível para mudar de rumo.

O mesmo acontece no trabalho, quando uma campanha, ação ou planejamento requerem ajustes radicais. Ao ser flexível você poderá encontrar novas oportunidades para um importante job. Mas cuidado: não confunda ser flexível com ser instável e seja cauteloso antes de uma decisão importante.

Matemática

A matemática está presente em praticamente tudo o que conhecemos. Das notas musicais aos elementos químicos, ela é uma incrível ferramenta para medirmos, calcularmos e entendermos nosso mundo.

Em uma partida de poker, a combinação das cartas é algo crucial, o que faz com que participantes com alta capacidade de cálculo possam pensar de forma mais rápida e eficaz.

Na área de marketing essa ciência também é de grande utilidade, já que é possível calcular riscos, probabilidades, alcances e diversos outros fatores que mensuram o sucesso de uma campanha.

Muitos pontos de intersecção entre o poker e o marketing

Existem muitos fatores que conectam o poker com o marketing e seria impossível mencionar todos em um único artigo. Por isso, como dica, que tal convidar seus colegas para uma partida do esporte das cartas depois do expediente?

Depois você pode até mesmo anotar as conclusões alcançadas em um papel e colocá-las em prática em sua próxima estratégia profissional. Dessa forma você verá como diversos aspectos pouco conhecidos podem ser primordiais para um trabalho bem feito.

*Guest Post: conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss