Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Digital

5 principais tendências para o e-commerce em 2020

Conheça as tecnologias que serão essenciais para alavancar as vendas online e como podem impactar na forma com que o consumidor se relaciona com as marcas

Por Thiago Terra - 29/01/2020

Em 2019 o e-commerce brasileiro teve faturamento 18% maior que o ano anterior de acordo com a Associação Nacional de Comércio Eletrônico. No ano passado as vendas pela internet movimentaram R$ 81,3 bilhões e a expectativa para 2020 é focar na melhora da experiência do consumidor no ambiente online. 

Diante do novo comportamento dos usuários, cada vez mais exigentes, o e-commerce está diante de tendências que precisam ser compreendidas pelos gestores. Para facilitar esta tarefa, reunimos neste artigo as cinco principais tendências para 2020 no mercado de vendas online.

Pesquisa por imagem

Os consumidores querem facilidade na hora de comprar e as pesquisas de texto já não são mais tão eficientes neste momento. Por isso, a pesquisa por foto ganhou força em 2019 e aparece como alternativa para os usuários que buscam mais praticidade e assertividade. Assim, as estratégias de SEO devem atentar para o uso correto de palavras-chave ao nomear as imagens e suas descrições, além de qualidade e tamanho adequado para uma boa experiência de compra.

Chatbots

O atendimento ao consumidor a partir de robôs não é uma novidade, mas sim uma tendência para 2020. Além de econômico, os chatbots trazem benefícios para a operação do e-commerce ao realizar tarefas de rotina ao suporte ao cliente. Em média os usuários resolvem suas dúvidas em cerca de dois minutos a partir dos chatbots e isto contribui para o bom atendimento e na otimização dos processos.

Omnichannel

A integração entre canais deve ganhar ainda mais força este ano já que cada vez mais clientes querem ter uma experiência unificada entre todos os canais de contato de uma empresa. Hoje os consumidores optam por canais de compra diferentes de acordo com a comodidade e conveniência, mas ainda são poucas as companhias que fazem a integração da experiência de omnichannel.

Realidade aumentada

O que era um dos pontos fracos do e-commerce se transformou em tendência para os próximos anos no ambiente online. Se antes o consumidor tinha restrições por compras online devido a falta de um contato com o produto, a realidade aumentada mescla o mundo real e o virtual, para que o cliente consiga ver e se sentir mais confiante para comprar no e-commerce.

Aplicativos

Investir em ferramentas e soluções para mobile como um site responsivo, por exemplo, já faz parte das estratégias e, hoje, é uma condição para vendas online. Além dos ajustes para dispositivos móveis, outra tendência para os e-commerces é se transformar também em aplicativo, que hoje podem representar 30% das vendas de uma empresa com taxa de conversão três vezes maior do que uma plataforma responsiva.

Crédito imagens: Depositphotos