Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Mercado

Habilidades essenciais para o profissional de Marketing em 2020

Conheça as cinco principais habilidades que todo o profissional de Marketing deve ter para se destacar no mercado e gerar o retorno esperado pelo seu cliente

Por Thiago Terra - 24/01/2020

Para ganhar destaque entre os profissionais de Marketing é preciso estar atento às demandas do mercado, além de ter as competências desejadas em 2020. Com cada vez mais novas técnicas e métricas que ajudam a entender o complexo comportamento do consumidor na web, o Marketing confirma o seu valor estratégico para todos os negócios e cabe ao profissional saber criar a estratégia.

Além de garantir a presença da marca no mercado, hoje os profissionais precisam zelar pela credibilidade, reputação, sem tirar o foco das vendas. Por isso, reunimos algumas das principais habilidades que os profissionais de Marketing precisam aflorar a partir deste ano.

Conectado

Estar diariamente em contato com o público é a melhor forma de identificar tendências e para isso é extremamente importante que o profissional esteja conectado e saiba utilizar as novas tecnologias. Além disso, estar aberto a novidades, coragem para arriscar e antecipar inovações devem fazer parte do dia a dia.

Focado no cliente 

Nesta década que se inicia o profissional de Marketing precisa saber que o foco de todo o processo é o consumidor. Para criar as melhores ações de planejamento no atual cenário do mercado, é imprescindível conhecer as dores e as motivações de compra do cliente.

Gestor de dados

Não é toa que dizem que os dados são o novo petróleo. O achismo de outros tempos não cabe mais ao profissional de Marketing moderno, assim como tentar prever comportamentos ou lançar campanhas baseada em dados antigos é a pior decisão. Por isso, é necessário saber interpretar dados em tempo real para que a tomada de decisão seja mais assertiva.

Resiliente

Adaptar-se ao novo, estar focado no objetivo final é outra característica necessária ao profissional de Marketing. Seja o expert ou o iniciante, certo é que será cada vez mais valorizado aquele que souber se adaptar a diferentes situações visando o alcance das metas.

Persuasivo

Apresentar ideias, negociar e dialogar com clareza é um dos segredos da longevidade no mercado de Marketing. Ser um profissional persuasivo é essencial para a empresa, assim como para o público. Além de criar e desenvolver ideias este profissional deve ser capaz de espalhar seu conhecimento de diferentes maneiras, para todos os tipos de consumidor.

Crédito imagens: Depositphotos