Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Mercado

Guia Salarial de Marketing mostra perfil adequado

Guia Salarial de Marketing 2020 da Robert Half mostra o perfil necessário para profissionais nos setores de Vendas e Marketing das empresas, com destaque para perfil híbrido

Por Thiago Terra - 06/01/2020

Os setores de Vendas e Marketing das empresas passam por um processo de mudança completa diante da tecnologia e da crescente interação com o consumidor em diversos canais diferentes. Além disso, o ambiente digital hoje está se adequando a novas regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo.

Por isso, o ano de 2020 é visto pelos profissionais destas áreas como um período de grandes desafios. No setor de vendas, segundo o Guia Salarial de Marketing 2020 da Robert Half, as principais oportunidades são nas áreas de educação, varejo, tecnologia e equipamentos médicos.

O Marketing Digital está cada vez mais forte enquanto as ações offline perdem relevância a cada dia. prova disso é que as empresas investem em mapeamento de métricas como cliques, acessos e conversões no ambiente online. Considerando essa tendência, o perfil de profissional analítico vem sendo cada vez mais procurado pelas empresas.

Além de criar, é necessário identificar os resultados da ação para praticar melhorias e, por isso, a maior demanda da área de Marketing é por profissionais analistas e coordenadores, principalmente aqueles com conhecimento em SEO, AdWords e Google Analytics.

As áreas de Vendas e Marketing são as mais impactadas pela Lei Geral de Proteção de Dados já que elas mantêm o cliente no foco do negócio. A partir de regras em relação à coleta, armazenamento e tratamento dos dados pessoais previstas para agosto de 2020, os clientes terão o direito de saber quais informações a empresa está guardando, o que está sendo utilizado e qual a sua finalidade. 

Por isso, muitas empresas estão estruturando suas equipes com profissionais especializados em Big Data, apesar da escassez deles no mercado brasileiro. Portanto, para atuar em Vendas e Marketing, a recomendação da Robert Half é que seja um profissional que possa comprovar sua experiência, além de perfil híbrido. 

A recomendação do Guia Salarial de Marketing em 2020 da Robert Half recomenda que o líder de Vendas e Marketing entenda o perfil da gestão, a cultura organizacional e as características que o novo profissional deve ter.

Posições em destaque no Marketing:

• Analista de Inteligência de Mercado

• Head de Growth

• Analista de Marketing Digital

• Gerente de Marketing

Habilidades mais demandadas:

• Familiarização com tendências tecnológicas

• Foco em resultados

• Perfil analítico

• Multitarefa

• Perfil Hunter (“caçador” de novos clientes)