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Pesquisa mostra momento ideal de engajar usuários com conteúdo digital

Estudo feito pelo Taboola em parceria com Nielsen apresenta diminuição no tempo de atenção do consumidor de 2000 até 2018, saindo de 12 para 8 segundos

Por Thiago Terra - 13/12/2019

A busca pela atenção da audiência é o que move os publishers e anunciantes e engajar seus seguidores é o objetivo principal. Para saber como atrair a audiência e identificar o momento exato em que a atenção das pessoas está em seu auge a Taboola realizou uma pesquisa em parceria com a Nielsen. O resultado mostra que o tempo de atenção do consumidor caiu de 12 segundos, em 2000, para 8 em 2018. 

Com esta realidade, tanto anunciantes quanto publishers precisam atrair e manter seu público envolvido com seu conteúdo por um tempo cada vez maior. Um dos principais insights desta pesquisa é conhecer o instante em que a audiência está pronta e disposta a ver um conteúdo e, para isso, o estudo explora a atenção do consumidor e a resposta emocional a diferentes experiências, usando tecnologia de Inteligência Artificial e realidade virtual, da BrainVu.

Ao todo 60 pessoas participaram do estudo que mediu a atenção e examinou a conexão cognitiva e comportamental dos usuários a partir de estímulos aplicados. O resultado mostra que no “momento do próximo” (Moments of Next), no final de um artigo, é onde os leitores apresentam aumento na atenção e na resposta emocional. Isto caracteriza a situação perfeita para se comunicar com o público, segundo a pesquisa do Taboola e Nielsen.

Feeds influenciam
Em relação aos feeds, o público estava 20% mais atento ao Feed Infinito se comparado aos conteúdos em texto sem recomendações. A rolagem nas mídias sociais mudou o comportamento on-line já que o usuário está gastando menos tempo com cada parte do conteúdo, porém com visualização maior do geral. Ou seja, o Feed infinito gerou uma resposta emocional 17% maior do público, ante a exibição finita de artigos sem publicidade.

De acordo com a pesquisa, a incerteza sobre o que vem a seguir no feed torna a interação mais empolgante para o usuário e alimenta o engajamento nos “momentos do próximo”. Em relação aos conteúdos em vídeos, os participantes ficam 25% mais atentos ao assistir vídeos nos feeds do Taboola e Facebook em uma comparação com o YouTube.