Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Pesquisa

Mais de 80% dos brasileiros já compraram pelo celular, diz pesquisa

Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box também mostra que 17% dos brasileiros já usaram o sistema de aproximação para pagar compras, com destaque para classe A e B

Por Thiago Terra - 04/12/2019

Se por um lado 85% dos brasileiros já fizeram compras online com smartphone, 17% já pagaram por seus itens usando a tecnologia de aproximação. Esse dado é da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Comércio Móvel, que também mostra que 75% da população do país já fez uma corrida de táxi ou carro particular a partir de um aplicativo.

O estudo também revela que os aplicativos Uber Eats, Rappi e Amazon estão entre os apps de m-commerce mais usados no Brasil com destaque para iFood e Uber Eats no segmento de delivery para comida. A pesquisa revela que 9% dos internautas brasileiros já alugaram uma bicicleta usando aplicativos, contra 4% que preferem o patinete elétrico.

Aproximação X regularidade

O pagamento por aproximação é maior entre os homens (21%) do que entre as mulheres (13%), com destaque para pessoas das classes A e B (23%) principalmente por terem aparelhos mais modernos e cartão de crédito. Esse modelo de pagamento é mais comum para usuários de iPhone (25,8%) do que Android (16,6%). 

Outro dado da pesquisa mostra que entre setembro de 2015 e o mesmo mês de 2019, o comércio móvel passou de 41% para 85% entre os internautas brasileiros que já fizeram compras pelo celular. Além disso, 75% dos entrevistados neste estudo fizeram alguma compra nos últimos 30 dias, contra 71% ano passado. A pesquisa foi feita com 2.024 brasileiros que têm acesso a internet e smartphone, entre 21 e 25 de agosto.