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Pesquisa mostra novos cargos que o setor de Marketing terá no futuro

Estudo da Cognizant apresenta demanda por novos profissionais e, ao todo, empresa consegue identificar 21 novos cargos que podem surgir devido à presença da tecnologia

Por Thiago Terra - 25/11/2019

A tecnologia está mudando o dia a dia de todos nós e também as profissões que conhecemos. Por outro lado, as novas ferramentas criam demandas específicas de cada profissional e o Marketing é um setor que terá mais de 21 novos cargos nos próximos anos, segundo uma pesquisa da Cognizant, empresa de tecnologia e negócios. 

Neste estudo foram detectadas 21 profissões do futuro na área de marketing como parte de uma iniciativa da empresa para identificar e analisar as principais tendências do mercado, assim como o impacto da tecnologia, com destaque para a inteligência artificial (IA). "O trabalho no Marketing era chamar a atenção das pessoas. Atualmente, as marcas utilizam algoritmos para prever o que oferecer para seus clientes, quando e como.", diz Erica Yoshioka, Head de Marketing da Cognizant no Brasil.

Conheça as 21 profissões que devem ser integradas ao Marketing nos próximos anos.

1. Auditor de Viés Algorítmico - A tarefa é monitorar cada elemento de IA, desde o desenvolvimento de produtos, análise de vendas, recrutamento e revisão de contratos. A habilidade necessária para o cargo é criar jornadas de consumo acessíveis e inclusivas.

2. Etnógrafo de Dados - Análise de números para saber como os consumidores interagem com a marca. Este profissional deve extrair o melhor dos dados para melhorar a experiência do consumidor.

3. Planejador de Missão e Valores - Foco em definir e articular as contribuições de uma empresa para a sociedade e seus propósitos. É preciso compreensão de ambientes corporativos e de redes sociais.

4. Neurotestador A/B - Este profissional será responsável por fazer com que as marcas conheçam seus clientes na vida real para conseguir dados sobre o que eles acham de seus produtos e serviços. Para isso ele precisa elaborar relatórios sobre a atividade cerebral de consumidores.

5. Engenheiro de Lealdade - Este trabalho é escutar e identificar as necessidades dos clientes e utilizar os insights para criar conteúdo e fazer adaptações quando necessário. 

6. Gerente de Humor e Empatia - Criar o equilíbrio perfeito de emoções e causar a resposta certa de empatia dos consumidores será a principal tarefa deste profissional, principalmente para empresas que atuam em um mercado onde a competição de preços e produtos é acirrada. 

7. Designer de Feedback e Avaliações - Este profissional deverá desenvolver e automatizar o feedback dos clientes, além de criar, testar e ajustar os mecanismos de IA para converter em melhorias na jornada de consumo.

8. Analista de Marketing Entre Marcas - A principal função deste profissional será catalisar as relações entre empresas e marcas em expansão.

9. Analista de Sexto Sentido - Este trabalho será auxiliar a área de desenvolvimento de produtos e serviços a definir e estender o relacionamento com a mídia e os influenciadores. O profissional precisará conhecer e ter acesso a uma vasta rede de influenciadores para garantir a credibilidade da próxima tendência.

10. Designer de Personalidade de Máquinas - Esta função será dar voz e personalidade a produtos e serviços digitais a partir das necessidades dos clientes com a experiência ideal. Para isso é preciso ter intuição afiada, trabalhar com pessoas e ter conhecimentos em cultura, etnografia, sociologia e branding.

11. Assistente de Simulação - Neste cargo a principal função será coletar e apresentar previsões para modelar futuros cenários de uso para os serviços e produtos que a empresa oferece aos seus consumidores.

12. Especialista em Bem-Estar - A tarefa será basicamente complementar produtos e serviços com expertise sobre escolhas mais saudáveis e criar momentos personalizados na jornada do consumidor. Para isso, o profissional ideal deverá ter conhecimentos em nutrição, educação física, saúde mental e vida saudável.

13. Planejador de Assinaturas - Os hábitos de consumo migram cada vez mais para um sistema de assinaturas e os times de Marketing precisarão de um profissional responsável por conectar as assinaturas, conquistar a lealdade e estabelecer um canal direto de vendas. Será importante analisar situações de contato entre a marca e o cliente, qualificar as emoções e propor uma estratégia.

14. Planejador Tátil - Esta é a oportunidade de usar superfícies táteis para criar desejo ou interesse pelo toque. Este profissional deverá encontrar texturas, materiais e vibrações que estimulem o tato e se conectem ao público.

15. Especialista em Biomarketing - Dados biométricos oferecem insights valiosos sobre os clientes e podem ser usados para feedbacks imediatos ou para armazenar conhecimento. O papel do especialista será encontrar oportunidades para aproximar os consumidores das marcas.

16. Gerente de Ética para Pessoas e Robôs - Profissional especializado em garantir que todos sigam os valores corporativos e em analisar os dados de cada departamento para entender o que colaboradores e máquinas pensam dos valores da companhia.

17. Especialista em Marketing de Microinterações - Esta função deverá mapear todas as regras e todos os feedbacks para encontrar oportunidades que possam influenciar uma decisão ou percepção para descobrir caminhos e conquistar a fidelidade do consumidor.

18. Diretor de Robôs Criativos - Em pouco tempo o Marketing criativo será realizado por robôs e este vargo requer a criação de experiências atraentes e autênticas, em um nível emocional.

19. Arquiteto de Marketing Virtual - Este profissional precisará entender as motivações, os desejos e a jornada dos consumidores no espaço virtual, assim como identificar as oportunidades para influenciar os clientes.

20. Gerente de Persuasão - A disputa por espaço nos buscadores ficará cada vez mais acirrada e esse profissional precisa ser capaz de construir recomendações automatizadas e persuadir os buscadores a considerar seus produtos e serviços em lugar dos concorrentes.

21. Especialista em Storytelling - No futuro o Marketing precisará de bons contadores de histórias para unificar as mensagens de diferentes pontos de contato com o consumidor. Organizar os conteúdos automaticamente e usar a lógica humana no fluxo de comunicações geradas por máquinas.

(Crédito imagens: Depositphotos)