Os vários tipos de design | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Os vários tipos de design

Um dos conceitos que vem se destacando com a tomada de consciência sobre o papel emocional no consumo, foi o conceito o proposto por Donald Normal: o design emocional

Por | 21/10/2019

publicidade@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O design não é uma área que possa reduzir-se a uma definição simples e linear. Este é um conceito mutável, permeável e em constante mutação, que responde a várias ideias, segmentos e propósitos. Como tal, este é um setor que nos apresenta frequentes novidades, dando resposta a muitas das questões relacionadas com o marketing.

As questões relacionadas com a promoção de marcas tem sido um dos principais pontos a obrigar o design a evoluir. Esta necessidade de adaptação a um mundo visual e ancorado nas estratégias do marketing, faz com que o design precise de se voltar, também, para o meio digital, aproveitando as novas ferramentas tecnológicas e adaptando-se a novas estratégias, fórmulas e conceitos.

Um dos conceitos que entrou recentemente no mundo do marketing, com a tomada de consciência sobre o papel emocional no consumo, foi o conceito de Donald Normal: o design emocional.

Evidentemente, o design emocional é um conceito transversal a vários setores do design, embora em todos eles se aplique o conceito de uma forma distinta. Venha conhecer 4 tipos de design que podem beber do design emocional.

1. O design gráfico
O avanço das tecnologias é o grande responsável pela criação e pelo crescimento de uma área de design conhecida como design gráfico.

A sua proliferação, no século XXI, serve os propósitos da comunicação digital, já que permite a criação de várias componentes visuais - tais como cartazes, capas de livros ou logótipos.
Este é ainda parte intrínseca dos mercados televisivos, cinematográficos e publicitários.

2. O design de interiores
Muito aclamado e usado por todos, este é o design que ajuda com a organização e um espaço privado ou comercial. Usando claramente alguns dos elementos do marketing digital, este tipo de marketing orienta-se para ideias particulares, como o bem-estar, o conforto, a satisfação, a beleza e a funcionalidade.

Relaciona-se intimamente com as questões do mobiliário mas também com outros aspetos, como a iluminação.

3. O design de videojogos

Com o avanço das tecnologias e a integração de novos conceitos, como o da realidade aumentada, o mercado de videojogos tem vindo a alastrar-se. Com ele, surgem hoje jogos cada vez mais realistas que recorrem aos melhores criadores de design de videojogos para garantir o realismo das narrativas e as adaptar aos computadores, telas e dispositivos móveis.


O design de videojogos contempla os cenários e as imagens mas também muitos aspetos relacionados com o roteiro, com o guião e com a sonoridade do jogo. Todos estes elementos visam a criação de emoções no jogador e estão ancorados no conceito de design emocional.

4. O design de moda

Por fim, mas não menos importante, encontramos o design de moda. Este liga-se muito à criação das roupas e acessórios que encontramos nas passarelas, na alta-costura e no prêt-a-porter e tem, também, um aspeto fortemente emocional.

Além da criação e da produção dos artigos, este é ainda o tipo de design responsável pela apresentação desses itens, nomeadamente nas vitrinas das lojas.

Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss