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Curto prazo é principal obstáculo de CMOs para a Transformação Digital

Pesquisa mostra que 83% dos executivos de Marketing sabem da importância de ser eficiente em todos os canais, mas apenas 60% oferecem experiências relevantes em todos eles

Por | 26/08/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Com cada vez mais foco em resultados de curto prazo, o trabalho de CMO (Chief Marketing Officer) precisa de equilíbrio nas suas funções. Este é um dos panoramas que a pesquisa CMO Survey 2019, realizado com mil profissionais de 45 países, para conhecer os desafios de implementar a transformação digital. 

O estudo feito pelo Dentsu Aegis Network (DAN) mostra também que profissionais de países como EUA, Reino Unido, Austrália, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia e Espanha enfrentam barreiras para garantir investimentos a longo prazo. Segundo a pesquisa, para 50% dos entrevistados o imediatismo é o principal obstáculo para a execução de uma estratégia de Marketing. 

Prova de que o foco está no curto prazo é que 64% dos gestores que participaram deste estudo esperam ainda mais pressão para mostrar resultados tangíveis em pouco tempo. Outro dado que chama a atenção neste estudo é que enquanto 85% dos CMOs acreditam que a criatividade é fundamental para o sucesso futuro da sua empresa, pouco mais da metade (54%) dizem usá-la, de fato, no dia a dia. 

Atenção em diferentes canais 
Da mesma forma os entrevistados tratam a importância de oferecer uma experiência de qualidade ao consumidor e aos fornecedores. Ao todo 83% dos executivos de Marketing sabem da importância de ser eficiente em todos os canais, mas 60% disseram que oferecem experiência onde quer que o cliente esteja. Com a transformação digital muitas empresas entendem que é necessário cada vez mais investimentos em gerenciadores e ferramentas de análise de dados.

Esta pesquisa da DAN mostra que 84% dos profissionais reconhecem que essas capacidades são fundamentais para o sucesso do negócio no futuro. Porém, menos da metade (49%) dos entrevistados tem confiança em desenvolver essas capacidades atualmente. 

Para 41% dos CMOs as perspectivas para os próximos 12 meses são de orçamentos estáveis ou em declínio, mesmo com 64% deles acreditam em crescimento de receita para o mesmo período. Para mais informações sobre esta pesquisa, clique aqui.

 

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