Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Pesquisa

E-commerce brasileiro sente falta de profissionais qualificados

Pesquisa da ComSchool mostra que experiência e conhecimento técnico são competências que os profissionais devem ter para compor o quadro de funcionários de empresas digitais

Por Thiago Terra - 16/08/2019

O Brasil é um país com grandes oportunidades de crescimento em negócios online com 149 milhões de pessoas conectadas, das quais somente 9 milhões delas não estão nas redes sociais. De acordo com pesquisa da ComSchool, 55 milhões de brasileiros fazem compras em lojas virtuais, porém, as empresas do setor têm dificuldades para preencher as vagas abertas por falta profissionais qualificados.

Por isso, a escola brasileira de e-commerce e marketing digital fez uma pesquisa para mapear as competências necessárias que um profissional de comércio eletrônico precisa ter e quais as dificuldades para contratá-los. O estudo Profissional de E-commerce 2019 entrevistou 471 gestores de e-commerces de pequeno, médio e grande porte, e constatou que a experiência (76%) e o conhecimento técnico (67%) são os mais relevantes para a contratação.

Por conta disso, a pesquisa mostra que 75% dos gestores sentem dificuldade de encontrar profissionais que tenham as habilidades necessárias. Hoje a indicação de amigos é o principal meio que as empresas digitais usam para encontrar candidatos, seguido por empresas de recrutamento, com 25% e 20%, respectivamente. Outro dado da pesquisa revela que analistas e assistentes são os cargos com maior busca pelas empresas, com 36% e 29%, respectivamente.

(Crédito imagens: Depositphotos)