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Marketing está diante de oportunidades para consumidores da 60+

Globo reúne pesquisas e entrevistas em compilado sobre o comportamento do consumidor sênior no Brasil e mostra novas necessidades das pessoas com do grupo de “Mais Idade”

Por | 25/07/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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A população de idosos no Brasil cresce e a discussão sobre envelhecer ganha cada vez mais força não só aqui como em todo o mundo. Por isso, a Rede Globo reuniu especialistas no tema para mostrar a profissionais de Marketing e da Comunicação a necessidade urgente de dar mais atenção a este público. Ou seja, a linguagem precisa estar de acordo com o comportamento destes consumidores.

A emissora apresentou estudos sobre longevidade e o resultado mostra que o Brasil está envelhecendo, mesmo com menos indivíduos nascendo a cada ano. Além disso, apesar dos estereótipos da mídia e publicidade, os estudos mostram que o consumidor 60+ são ativos, saudáveis, exigentes, conectados e fundamentais para a família brasileira. Abaixo veja alguns dados recentes sobre os consumidores com mais de 60 anos de idade:

  • A população que mais cresce no mundo;
  • A população dobrará até 2060;
  • Em 2050 em todos os continentes exceto a África terão 25% da população composta por pessoas de 60 anos ou mais;
  • No Brasil, até 2060 a população com mais de 60 anos será o dobro do número de jovens.

A imagem da terceira idade hoje está ligada à ação e protagonismo e, por isso, é preciso ressignificar a velhice dos brasileiros. "As pesquisas mostram que 1 em cada 4 consumidores com 60 anos ou mais deseja empreender no futuro e 33% querem estudar e aprender novas coisas. Só eles movimentam quase R$ 2 trilhões por ano e deixam R$ 15 bilhões no mercado online do Brasil a cada 12 meses", aponta Flavia Toledo, Gerente de Comportamento do setor de Inteligência de Mercado da Globo.

Mais Idade é o futuro
De acordo com Flavia, o consumidor de "Mais Idade" ganha cada vez mais espaço na economia do país, baseada nos dados de que 16% da renda nacional em 2020 virá deles. "Esses brasileiros viajaram , em média, 2,7 vezes nos últimos 12 meses e 37% diz que existem poucos produtos para a sua idade", diz Flavia.

O compilado da Globo apresenta os alimentos como a categoria de produtos que os seniores sentem mais falta, com 17%. Todo o contexto mostra amplas oportunidades para as empresas já que 72% acham que as lojas não estão preparadas para lidar com a longevidade do consumidor. "São mais de 50% de pessoas que entram em lojas e não conseguem achar o que querem comprar. A `Mais Idade´ é o futuro de todos nós. Por isso vivemos um novo momento e é preciso nos preparar para ele", completa a Gerente de Inteligência de mercado da Glob.

As pesquisas usadas para esta apresentação foram: Kantar Ibope Media; Hype 60+; SPC BRASIL (2018); OLDIVERSITY (2018);  SeniorLab; Secretaria da Previdência Social; Tetra Pak; Instituto Locomotiva; World population Prospects (ONU); IBGE / PNAD / Projeção Populacional 2050.

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