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Inteligência de dados de ponta a ponta

Casos apresentados no Data Driven Business 2019 mostram como O Boticário e o Grupo Ultra utilizaram dados para lançamento de produtos e retenção de clientes

Por | 05/04/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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As oportunidades geradas pelo casamento entre Big Data e Inteligência Artificial sempre surpreende e é capaz de entregar resultados interessantes para aqueles que decidem implementar essas tecnologias. Prova disso são os cases apresentados durante o Data Driven Business 2019, realizado desde ontem, 4, pela Neoway, em Santa Catarina. O evento reuniu líderes de empresas como Microsoft, Grupo Boticário e Grupo Ultra para compartilhar experiências e casos de sucesso.

Umas das iniciativas apresentadas no encontro e que desperta atenção é um lançamento do Boticário previsto para junho. Trata-se da primeira fragrância no mundo criada a partir de Inteligência Artificial. Sem dar detalhes sobre o nome do produto, Tiago Martinello, Gerente de P&D Perfumes, Desodorantes e Presentes no Grupo Boticário apresentou o processo criativo por trás do desenvolvimento deste produto.

Combinando o processo quase artístico da criação de fragrâncias com a expertise de mercado da companhia, O Boticário chegou ao objetivo proposto neste projeto. "Criar uma fragrância é um processo longo e artesanal, envolve idas e vindas do material nas casas de fragrâncias, testes de durabilidades e adaptação aos anseios do consumidor em uma jornada que, inicialmente, pode durar até seis meses".

A inspiração para o lançamento foi o "Chef Watson", uma versão do Watson da IBM capaz de criar receitas culinárias a partir das informações dos ingredientes. Curiosamente, as notas olfativas que ajudaram a definir as características da nova fragrância foram criadas a partir de pepino e "toffe", ingredientes que, a princípio, poderiam fazer algumas pessoas torcerem o nariz ao serem combinados.

Para chegar ao produto final, foi criado um sistema próprio em conjunto com a IBM e Symrise, casa perfumista alemã e um dos maiores fornecedores do Grupo. A tecnologia foi batizada de Phylira, em homenagem a uma divindade grega dos perfumes e cruzou uma infinidade de dados para atender à demanda proposta pelo grupo: um novo produto, inovador, focado na Geração Millennial em duas versões: masculina e feminina.

O novo item se une ao portfólio de inovações da marca, como os perfumes Lily, criado a partir da reformulação e atualização do processo de enfleurage e Malbec, que utiliza álcool oriundo da fermentação de uvas e da linha Nativa Quinoa.

Predição de Churn por meio de dados

Outra empresa que colhe o fruto da adoção assertiva de tratamento de dados é o Grupo Ultra, mas especificamente no setor de B2B de vendas de lubrificantes da Ipiranga. Após o mapeamento inteligente do setor, a divisão responsável conseguiu identificar alguns números considerados importantes para a estratégia de vendas: Entre 2015 e 2016, foi a taxa de novos clientes chegou a 28%, mas um outro dado criou um contraste importante: 22% deixaram de comprar.

A partir desses dados, foram realizados cruzamentos para identificar o churn - a probabilidade do cliente parar de comprar. Várias hipóteses para análise, como a possibilidade de downgrade de marca, fuga para outros fornecedores, entre outros. Foi necessário compreender a jornada do cliente para direcionar melhor o esforço de vendas e aumentar a eficácia da equipe. O resultado de um estudo bem direcionado dos dados disponíveis da empresa gerou um resultado expressivo: 46% de retenção de clientes e um aumento de 8,6% no faturamento registrado até fevereiro de 2019.

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