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6 perfis masculinos de consumidores nos supermercados

Pesquisa aponta necessidades e características deste público, com diferentes motivações, objetivos e comportamentos dentro das lojas. Recorte levou em conta homens de 18 a 70 anos

Por | 11/01/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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A presença dos homens nos supermercados é cada vez maior e cada um deles com uma particularidade dentro do ponto de venda. A consultoria ToolboxTm realizou uma pesquisa online nas regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil, com 600 consumidores masculinos, entre 18 e 70 anos, para conhecer o comportamento desse público nos supermercados. O resultado da análise chegou a seis perfis de compradores com motivações distintas para ir à loja.

Conheça as características de cada um:

Comprador Expert
O mais comum entre os perfis masculinos no supermercado, representando 53% dos consumidores. De acordo com a pesquisa da ToolboxTM, não são os únicos provedores da renda familiar, têm em média 42 anos e vão, no máximo, duas vezes por semana ao supermercado. Costumam fazer compras sozinhos, experimentar novas marcas e promoções.

Dono de casa
Consumidor entre 18 e 40 anos, que costuma não ter cônjuge e/ou filhos. A frequência nos supermercados é de duas a quatro vezes por semana e costuma não economizar nas compras para ocasiões especiais. O carrinho de compras desses homens quase sempre possui comida congelada e produtos de higiene. Além disso, 12% deles são os que mais gostam dos supermercados de bairro.

Caçador de Especialidades
Esse perfil de consumidor é formado por 5% dos homens que vão ao supermercado no Brasil. A maioria não tem filhos e ainda mora com os pais, com frequência média de uma visita por semana aos pontos de venda. Segundo a pesquisa, não são abertos a experimentar novas marcas e dificilmente levam para casa algum item que não esteja na lista de compras. São mais propensos a compras de abastecimento em lojas grandes.

Comprador selfie
Respondem por 13% dos entrevistados, vivem com os pais e vão, no máximo, uma vez por semana ao supermercado. Este consumidor gosta de aproveitar promoções e lançamentos, porém, não costuma ser fiel às marcas. Normalmente o "Comprador Selfie" vai ao supermercado quando os pais pedem.

Iniciantes no Ponto de Venda
A média de idade destes homens é de 27 anos, solteiros e ligados às atividades esportivas. O estudo diz que esses consumidores são os que mais pedem ajuda aos funcionários para tirar dúvidas e gostam de ir às lojas para comprar produtos para consumo próprio.

Executador de tarefa
Representam 15% dos respondentes, são homens casados, com filhos maiores de 18 anos e vão ao supermercado a cada 15 dias normalmente. São os que ainda fazem compras de mês, não são fiéis a nenhuma marca específica e são motivados por preços de produtos e lançamentos no ponto de venda. A ida aos supermercados é sempre feita junto com a esposa/cônjuge.

Preparado para aprimorar a experiência do consumidor na sua loja? Com essas informações sobre o perfil dos homens, sua empresa pode criar ações e promoções que atraiam esse público ao estabelecimento. Mãos à obra!

Para mais informações sobre o maior evento mundial de supermercados, acesse o site APAS Show.

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