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Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Dos que pretendem comprar, 75% afirmaram que tem intenção de comprar bens duráveis, cujo ticket médio é três vezes maior do que qualquer outra categoria

Por | 23/11/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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A Black Friday consolida-se como a mais importante data para o varejo nacional e ganha, cada vez mais, credibilidade junto ao consumidor brasileiro.  É o que afirma o mais recente estudo da GfK, uma das mais importantes empresas de pesquisas do mundo. Segundo o levantamento feito em nove capitais brasileiras, junto a cerca de 500 entrevistados, com idades entre 18 e 54 anos, a estimativa de crescimento do ticket médio é de 7%, subindo de R$ 713,00 em 2017 para R$ 762,00 em 2018, dois pontos percentuais acima da inflação dos últimos 12 meses (IPCA).

Ainda de acordo com o estudo, entre os respondentes de 2018, 11% declararam não ter participado em 2017. Isto sugere que a intenção de compra está maior este ano, além do gasto médio também ter subido. Outra constatação que o estudo chegou foi que 65% dos entrevistados vão comprar algo só para si, enquanto 5% dará um presente apenas para outra pessoa e 30% devem comprar para si e para dar de presente.

Conforme as informações colhidas no estudo, 90% das pessoas que farão compras na Black Friday, afirmaram que irão pesquisar em algum canal digital, 77% vão pesquisar em lojas online, 55% em lojas físicas, 36% em sites de buscas e 25% em alguma rede social. Por outro lado, apenas 20% afirmaram que vão pesquisar em sites de fabricantes, o que sinaliza que as pessoas, cada vez mais, ouvem terceiros para saber sobre os produtos de interesse. Entre os que declaram buscar informações nas redes sociais, 91% vão usar o Facebook, 66% Instagram, seguido de Youtube com 57%.

Analisando por categoria e produto, roupas, calçados e acessórios são os itens de maior interesse para 51% dos respondentes, seguido por smartphones com 43%, produtos de beleza e cosméticos 30%. Por outro lado, 75% dos que pretendem comprar, afirmaram que tem interesse em comprar algum produto de bens duráveis (eletroeletrônicos, eletrodomésticos, linha branca, telefonia e informática). Outra conclusão importante é o quanto uma das mais tradicionais datas do calendário do comércio, o Natal, vem perdendo força para a Black Friday.

Leia também: A Black Friday nas redes sociais - pesquisa exclusiva para assinantes do Mundo do Marketing.

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