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Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Empresas encontram momento especial para se destacar em novembro e gerar buzz, especialmente em categorias de eletrônicos, perfumaria e beleza, viagens e eventos

Por | 22/11/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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O Black Friday conquistou R$ 2.1 bilhões em vendas em 2017 no país, de acordo com dados do Black Friday Brasil/BuscaDescontos. Este ano não deve ser diferente. Em 2018, uma maior quantidade de marcas lançou suas campanhas antes mesmo o mês de novembro começar, segundo o estudo "O pulso da Black Friday nas redes sociais", feito pela Stilingue. O levantamento teve como base o monitoramento das redes sociais de 7 de outubro a 7 de novembro, analisando aproximadamente 70 mil menções nas redes sociais.

Dentre as marcas que se anteciparam, quinze se destacaram: Lojas Havan, Vest Casa, Magazine Luiza, Intel, Calvest Calçados, Melhores Destinos, Americanas, Kanui, Shoptime, Walmart, Hotel Urbano, Passarela, Casas Bahia, T4f E Natura. Em outras palavras, foi um momento especial para o e-commerce se destacar, especialmente por meio de eletrônicos, perfumaria e beleza, viagens e eventos - categorias bastante procuradas nesse período.

As campanhas publicitárias impulsionaram o buzz nos segmentos de mercado que as marcas fazem parte, tais como moda, perfumaria, turismo, telefonia e eletrônicos. O sentimento positivo também evoluiu em relação a 2017, impulsionado por elogios e desejos de compra. As campanhas antecipadas mostram o potencial de buzz mais de um mês antes da data oficial. Assim, as marcas que saíram antes na divulgação também ficaram à frente na contagem positiva de reputação e na intenção de compra, abrindo diálogo com os clientes potenciais. Enquanto isso, os consumidores aproveitaram a data para sondar aquele objeto de desejo, seja ele uma viagem ou celular.

Na base analisada sobre Black Friday, a maior parte se declara masculina no perfil. São eles quem mais comentam sobre descontos, promoções, preços e desejo de compra. Já as mulheres costumam falar sobre livros, celulares, produtos (em geral, de beleza). Elas também detalham mais no Instagram, com propriedades desses produtos pelas chamadas "reviews" ou resenhas. Ambos utilizam termos como "risos" para brincar com o fato de não ter dinheiro para aproveitar. O bom humor é um grande motor de menções da Black Friday no Twitter, enquanto o Youtube mostra resenhas de produtos e recebidos. O tom descontraído é constante e, também, pode ser uma forma das marcas abrirem diálogo com potenciais consumidores de ambos os gêneros.

Veja mais detalhes da pesquisa em: O pulso da Black Friday nas redes sociais - conteúdo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing.

(Crédito imagens: Depositphotos)

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