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Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relatório Criteo mostra crescimento de 48% nas transações móveis em relação ao 2017 e indica ascensão de compras em aplicativos. Instituto lança ferramenta para varejistas

Por | 18/10/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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O mobile continua ganhando espaço no mercado brasileiro, impulsionado por um aumento nas compras feitas via smartphones. De maio a junho deste ano, as vendas por celulares e tablets (apps excluídos) chegaram a 43% das transações online. Sendo que destas, 41% foram concluídas em telefone móveis, segundo dados do relatório Global Commerce Review referente ao segundo trimestre de 2018, feito pela Criteo.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 48% nas compras por meio de smartphones no Brasil. Já as vendas em tablets e desktops tiveram queda de 22% e 18%, respectivamente. O estudo, que analisa dados de navegação e compras de mais de cinco mil varejistas em mais de 80 países, mostra que a adesão à web móvel e à tecnologia dos aplicativos vem crescendo globalmente.

As três principais tendências globais identificadas pelo relatório da Criteo apontam que as transações concluídas na web mobile, especialmente nos smartphones, continuam a crescer na maioria dos países e regiões. A participação dos aplicativos, por sua vez, aumenta constantemente ao longo do tempo para varejistas que promovem suas ferramentas. Além disso, varejistas com lojas físicas tendem a ficar atrás de seus concorrentes com presença unicamente online quando se trata de capturar a demanda no aplicativo.

Outro dado mostra que o mobile continua a crescer em todo o mundo. Em muitos países, particularmente no norte da Europa e no Japão, as transações mobile representam mais de 50% das transações online. A região da Ásia - Pacífico (APAC) - tem sido líder em transações mobile (51%), mas todas as outras regiões acompanham o crescimento, incluindo Oriente Médio e África (47%), Europa (44%), América do Norte (39%) e América Latina (38%).

Além disso, o sucesso do aplicativo de compras depende de uma divulgação inteligente. Globalmente, o mobile domina entre os varejistas que promovem seus aplicativos de compra. Nesses casos, a Criteo registrou um aumento de 30% em transações feitas via app em relação ao mesmo período do ano anterior. A região da Ásia - Pacífico (APAC) conta com a maior parcela de transações em aplicativos (46%), seguida pela Europa (26%) e Américas (18%).

Varejistas que possuem ou estão considerando um aplicativo de compra têm boas razões para investir na divulgação. Na América do Norte, a taxa de conversão nos aplicativos de compra é mais de três vezes maior que na web mobile.

Já varejistas exclusivamente online continuam a superar os tradicionais quando os dois promovem aplicativos de compras. Para aqueles exclusivamente virtuais que promovem seus aplicativos, 31% das transações são provenientes de aplicativos.

Varejistas com lojas físicas que promovem um aplicativo de compra têm menos transações no aplicativo (21%) em comparação com os players online, mas possuem a oportunidade de integrar ainda mais a tecnologia dos aplicativos à experiência dos consumidores antes, durante e depois da visita ao estabelecimento

A Criteo também lançou o "Seasonal Sales Dashboard". Online e gratuita, a ferramenta possibilita que os varejistas tenham acesso a uma análise de como os consumidores se comportaram no Brasil e em mais 15 países durante a temporada de 2017. A ferramenta interativa é alimentada por um bilhão de transações de mais de 2,5 mil varejistas. Os usuários podem detalhar o conjunto de dados e classificar por país, categoria de varejo e intervalos de datas entre 1º de novembro de 2017 e 31 de dezembro de 2017.

Leia também: A interferência da Inteligência Artificial na jornada de compra - conteúdo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.

(Crédito imagens: Depositphotos)

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