Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Publicidade

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Lançamentos são voltados a esse momento tão fundamental à uma empresa, que é criar um plano – seja ele de projetos, de ações de Marketing ou de influência de pessoas

Por | 09/10/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Planejar é uma atividade crucial no Marketing. Isso porque qualquer erro ou análise mal aplicada pode estragar toda uma ação. Nas últimas semanas foram lançados alguns livros voltados a esse momento tão fundamental - sejam eles de projetos, de ações de Marketing em si ou de influência de pessoas. Cada um deles aborda, de sua maneira, a como alcançar resultados melhores.

Com o ano caminhando para o fim, buscar análises e soluções que possam colaborar para o sucesso nas ações futuras acaba não apenas auxiliando no dia a dia da área, como também compreendendo as transformações que as áreas passam ano após ano com a chegada de novas ferramentas e mudanças no comportamento do consumidor.

Veja abaixo três obras sobre o assunto.

333 Páginas para tirar seu projeto do papelPlanejamento de Projetos
Da união das mentes e corações empreendedores de Gab Gomes, Luciano Braga e Daniel Larusso nasceu o 333 Páginas para tirar seu projeto do papel. Um livro para planejar, organizar, rabiscar, escrever e dar vida a projetos, fazendo um pouco de cada vez. Criado como produção independente em 2016, o livro foi revisado e atualizado com conteúdos novos e está disponível nas principais livrarias do país, pela editora Belas Letras.

Logo nas primeiras páginas, os autores fazem uma provocação: este não é um livro para você ler, é um livro para você fazer. Por meio de dicas e desafios interativos, os leitores são conduzidos e encorajados a organizarem suas mentes e planejarem. Ele traz explicações breves sobre o que precisa ser feito, trazendo na sequência uma área para escrever e completar o passo a passo para transformar as ideias em projetos e fazê-los acontecer.

O objetivo é ajudar quem precisa ter uma ideia ou está cheio de ideias e não sabe o que fazer. Ou ainda para quem abandonou um projeto antigo, precisa organizar os pensamentos, está com um projeto na gaveta e não sabe qual é o próximo passo, precisa de inspiração e gás pra voltar ao projeto, precisa de disciplina ou está disposto a rabiscar ou apenas alguém que queira fazer algo diferente.

Passo a passo do planejamento de Marketing
A editora Alta Books lançou o livro Marketing Canvas, de Alexandre César Motta. A obra é um guia completo, baseado na metodologia de construção do CANVAS, para nortear as etapas de diagnóstico e análise estratégica de mercado e o processo de tomada de decisões de Marketing.

Um dos principais diferenciais do título é o roteiro passo a passo, ilustrado por meio de um estudo de caso que, a cada capítulo, vai sendo desenvolvido, integrando os seus diferentes componentes, até a apresentação de um Plano de Marketing detalhado como resultado final.

A publicação é uma espécie de provocação aos que decretaram a morte do Planejamento Estratégico, uma ferramenta de gestão que se mantém extremamente atual. A metodologia de planejamento construída no livro se baseia em maior interatividade e menos formalismo, estimula a participação e o engajamento das equipes e se torna mais efetiva por ser mais flexível e fácil de implementar.

Todos os conteúdos necessários são abordados no livro, como forma de possibilitar a construção de uma base teórico-conceitual sólida e viabilizar sua utilização instrumental de forma muito prática e intuitiva. Os resultados obtidos com a utilização do livro podem ser maximizados quanto maiores forem os conhecimentos prévios sobre a disciplina do Marketing do leitor, mas a metodologia proposta é acessível a profissionais e estudantes de todos os níveis, interessados no processo de planejamento estratégico orientado a mercado.

Decifre e influencie pessoas: como conhecer a si e aos outros, gerar conexões poderosas e obter resultados extraordináriosDecifra-te, depois, influencie pessoas
A racionalidade é uma das coisas que nos difere dos demais seres vivos que habitam este planeta. E graças a ela, desenvolvemos um sofisticado jeito de nos comunicar, nos mostrando mais ou menos para nossos interlocutores. Somos mais transparentes ou opaco, seja para atacar ou nos defender nas mais diversas situações do cotidiano. Neste emaranhado de conexões e mecanismos de comunicação, é sempre um diferencial saber interpretar o que as pessoas não estão dizendo com palavras, mas estão deixando muito claro em seu comportamento.

Pensando nestas questões que o neuropsicólogo, Deibson Silva, ao lado do colega Paulo Vieira, juntaram-se para escrever o livro "Decifre e influencie pessoas: como conhecer a si e aos outros, gerar conexões poderosas e obter resultados extraordinários", publicado pela Editora Gente. A obra é destinada a quem deseja alcançar o mais profundo autoconhecimento, compreender padrões comportamentais, medos e motivações que movem as pessoas. A proposta é não apenas "decifrar" os outros, pois o primeiro passo dessa jornada começa com a compreensão de si mesmo; como também entender os outros.

O livro é dividido em cinco capítulos, sendo o primeiro dedicado à introdução do livro. Aqui, os autores confidenciam que o maior desafio é conseguir estabelecer relações harmoniosas com os outros, compreendendo seus comportamentos e ajudando-os a encontrar espaço e oportunidades para que possam crescer e se desenvolver. Para isso, é necessário que eles também nos ajudem a alcançar objetivos, compartilhando talentos e conhecimentos.

Os autores apresentam fatores que interferem no comportamento humano, ou seja, na maneira como as pessoas pensam, agem e interagem. Também é apresentada uma "linha do tempo" sobre as principais teorias sobre o comportamento das pessoas.

Leia também: 7 dicas para envolver a sua audiência - conteúdo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss