Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

Muitos gestores se preocupam em criar ações de Marketing que possam atrair a atenção dos consumidores, mas é necessário que eles se atentar a pontos básicos estruturais

Por | 12/09/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo varejo, principalmente porque há um aumento significativo nas vendas durante esse período. A data movimentou em 2017 R$ 2,48 bilhões nas lojas virtuais, crescimento de 16% quando comparado ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A pesquisa mostra que no total foram realizados 10 milhões de pedidos, com um tíquete médio de R$ 246,00.

E, para esse ano, a demanda será ainda maior. Em um levantamento feito pelo Google em parceria com a Provokers com 1.500 consumidores, somente 9% dos entrevistados disseram que não comprariam esse ano. Diante desse cenário, é preciso que os lojistas se preparem com antecedência para evitar que haja problemas de infraestrutura.

Porém muitos deles se preocupam em criar ações de Marketing que possam atrair a atenção dos consumidores, mas é necessário que eles se atentem a outras áreas que envolvem o funcionamento de um e-commerce e que são determinantes para o sucesso da Black Friday. Veja alguns pontos para se atentar na infraestrutura e garantir um período de vendas tranquilo.

Invista na plataforma - A plataforma é um ponto importante para o empreendedor dar atenção. É fundamental certificar-se de que ela, e todas as tecnologias envolvidas, estarão prontas para o grande volume de acessos. Além disso, a loja precisa ter a cara da Black Friday. Investir em uma personalização para a data, mudar as cores da loja ou até adquirir um template especial são algumas opções, além de dar destaque às promoções e criar banners especiais para divulgar as ofertas de forma que o cliente já entre no site e confira as principais promoções.

Aposte em soluções antifraude - Além de Marketing, plataforma de e-commerce e soluções de pagamento, uma loja virtual deve contar também com um provedor de antifraude estável, especialmente em períodos de alta sazonalidade. É fundamental que a análise de risco dê conta do recado diante de um aumento considerável de vendas, analisando compras com agilidade e extrema eficiência. Caso contrário, o lojista corre o risco de sofrer amargos prejuízos com fraudes ou, então, ficar com um pedido parado por mais tempo do que o necessário, desagradando o cliente legítimo. Se a solução antifraude fica fora do ar em um momento tão crucial como a Black Friday, o caos pode se instaurar.

Reforce a sua gestão - É essencial estar integrado a um software de gestão online. Com um ERP, é possível controlar todo o caminho da venda, desde o momento em que é realizada a compra, sem se preocupar em ficar conferindo o estoque toda hora, até a entrega do produto, graças a integração com empresas de logística para facilitar esse processo.

Para a LinkApi, plataforma de integração B2B que nasceu de uma dor no mercado de integração de software, contar com plataformas de integração faz com que o empreendedor esteja bem preparado em três quesitos: infraestrutura, branding e experiência. O primeiro se dá pois, como existem muitos acessos neste período do ano, vem a necessidade de comportar esse volume. O segundo ponto é que o empreendedor pode passar uma imagem negativa caso não tenha um bom serviço e, chegando ao terceiro, ele deve oferecer a melhor experiência para quem consome.

E-Commerce, Black Friday, B2B, LinkApi

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss